Modalidades de participação e submissão de trabalhos.

Modalidades de participação e submissão de trabalhos
IMPORTANTE: as submissões de resumos foram prorrogadas até 31/08.

1. Com apresentação de trabalho:

        - Pôster

        - Comunicação Individual

2. Sem apresentação de trabalho:

        - Ouvinte

Normas para a submissão de resumos das duas modalidades de 1:

  1. Os resumos devem ser enviados por e-mail (comissaocl25anos@gmail.com) de 12/7 até 20/8.
  2. Cada participante poderá apresentar até dois (02) trabalhos, sendo um (01) individual e outro em (co)autoria. A taxa de inscrição será cobrada individualmente por autor e/ou co-autor, e não por trabalho. Cada trabalho poderá ter um autor e um  co-autor. O autor e o co-autor do trabalho receberão certificado de todos os trabalhos aceitos para apresentação.
  3. As propostas de resumos devem conter até 250 palavras. Não serão aceitos resumos que ultrapassarem esse número.
  4. Formatação do resumo: fonte Times New Roman, tamanho 11, alinhamento justificado, espaçamento simples.
  5. O título deve estar em negrito e em letras maiúsculas.
  6. Entre o título e o corpo do resumo, deverão constar os nomes dos autores (em letras maiúsculas), seguidos das instituições de origem. O vínculo de cada autor a sua instituição também deve ser indicado. Além disso, é importante indicar em qual eixo temático (listados abaixo) e trabalho se encaixa.
  7. O corpo do resumo deve apresentar de modo claro: tema, objetivo(s), fundamentação teórica, metodologia e resultados obtidos.
  8. É de total responsabilidade do autor a revisão gramatical do resumo submetido.
  9. O nome do arquivo deve ser padronizado com o nome do autor que está submetendo o resumo como, por exemplo, Borges RJ.doc.
  10. Os trabalhos que necessitarem de pequenas correções serão devolvidos aos autores que terão 2 (dois) dias corridos para submetê-los novamente.
  11. Os resumos que não estiverem de acordo com as normas especificadas ou que forem enviados em formato diferente do solicitado serão negados.
  12. Todos os resumos serão avaliados anonimamente pela Comissão Científica do evento e seus autores serão comunicandos via e-mail acerca da aprovação ou não aprovação para a apresentação no evento. Para saber sobre as datas de envio das cartas de aceite, clique aqui.
  13. Os trabalhos aprovados serão publicados para apresentação no caderno de resumos do evento.
  14. Observação: os resumos devem ser escritos preferencialmente em português; em casos excepcionais, também poderão ser aceitos resumos escritos em inglês ou em espanhol.

 

Normas específicas para cada modalidade:

 

1. Com apresentação de trabalho:

- Pôster

  1. A modalidade "pôster" destina-se exclusivamente à apresentação de trabalhos de alunos de graduação. Essa modalidade exige o envio de comprovante de que se trata de aluno de graduação*.
  2. Os trabalhos apresentados nessa modalidade serão agrupados por área, devendo o autor permanecer junto ao seu pôster durante a sessão de apresentação.
  3. As propostas de pôster devem ser submetidas a um dos eixos temáticos abaixo:
  • Formação de professores: projetos e parcerias interinstitucionais voltados para a internacionalização
  • Formação línguística e cultural para a mobilidade acadêmica em contexto presencial ou a distância
  • Letramento acadêmico em contextos universitários
  • Ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) em contextos universitários
  • Línguas e culturas em contato nos contextos de mobilidade acadêmica
  • As certificações e as proficiências para a internacionalização
  1. Os pôsteres devem ter as seguintes medidas: entre 100cm e 120cm (altura) x entre 90cm e 100cm (largura) com bastão e cordinha de acabamento.
  2. O pôster deve conter:
  • título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), seguido(s) dos nomes da instituição e da agência de fomento (se houver);
  • no corpo do texto, pelo menos, objetivos, fundamentação teórica, metodologia do trabalho e referências bibliográficas.
  1. Tipo e tamanho de letra do pôster ficam a critério do autor. Sugerimos, entretanto, que a fonte tenha, no mínimo, o tamanho 28.
  2. Recomenda-se trazer o pôster montado e todo o material necessário para afixá-lo.
  3. Autor de trabalho individual ou de trabalho em co-autoria só tem direito a certificado se tiver efetuado sua inscrição no evento e efetivamente tiver apresentado o trabalho inscrito na sessão de pôsteres.

* Para se inscrever no evento, com ou sem apresentação de trabalho, estudantes de GRADUAÇÃO devem comprovar o estatuto de estudante. O envio de arquivo com o documento comprobatório deve ser feito no ato da inscrição, diretamente no site. Os arquivos deverão ser digitalizados e enviados nos seguintes formatos: documento do Word (DOC ou DOCX), JPG, GIF e PDF. Serão aceitos os seguintes documentos: a) atestado de matrícula do ano vigente, emitido pela instituição de ensino; b) carteira de identificação de estudante emitida pela instituição de ensino com referência explícita a prazo de validade. Não serão aceitas carteirinhas de estudante que não sejam emitidas pela instituição de ensino; c) histórico escolar atualizado.

- Comunicação Individual

  1. A modalidade "comunicação individual" destina-se à apresentação de trabalhos individuais ou em co-autoria (um co-autor por trabalho).
  2. As comunicações devem durar até 20 minutos. No final da sessão há 10 minutos para debate.
  3. As propostas de comunicação devem ser submetidas a um dos eixos temáticos abaixo:
  •  Formação de professores: projetos e parcerias interinstitucionais voltados para a internacionalização
  • Formação línguística e cultural para a mobilidade acadêmica em contexto presencial ou a distância
  • Letramento acadêmico em contextos universitários
  • Ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) em contextos universitários
  • Línguas e culturas em contato nos contextos de mobilidade acadêmica
  • As certificações e as proficiências para a internacionalização
  1. Autor de trabalho individual ou de trabalho em co-autoria só tem direito a certificado se tiver efetuado sua inscrição no evento e tiver efetivamente apresentado o trabalho na sessão ou estiver presente na sessão, assinando a lista de presença.
  2. NÃO é permitida a apresentação de trabalho de autor ausente.
  3. Na sessão de comunicação há uma ordem de apresentação previamente estabelecida pela Comissão Organizadora.

2. Sem apresentação de trabalho:

- Ouvinte

  1. A modalidade ouvinte destina-se à participação no evento sem apresentação de trabalho.
  2. Para participação nessa modalidade, os interessados devem fazer a inscrição diretamente no site para participar das atividades e receber certificado.

 

 

► Apresentação

▼ II Encontro CL
•  Informações gerais
•  Programa
•  Modalidades de participação e submissão de trabalhos
▼ Inscrição
•  Valores e prazos
• Formulários
► Comissão Científica
► Comissão Organizadora
► Localização
► Monitoria
► Fale conosco
► Facebook
► Cursos