Certificado de Español: Lengua y Uso (CELU)

    c

  Contato

    E-mailsp.celu@usp.br

    Para questões financeiras:  admin@celu.edu.ar

   Site CELU:  www.celu.edu.ar


ATENÇÃO


Celu 2024 - Modalidade Digital

No dia 7 de junho, o Exame CELU (Certificado de Espanhol: Lengua y Uso) será realizado de forma totalmente digital.

A inovação também será transferida para o certificado, que será emitido com a assinatura digital das autoridades competentes.

O Consórcio Interuniversitário ELSE (Espanhol, Segunda Língua ou Língua Estrangeira), pertencente ao Conselho Nacional Interuniversitário Argentino (CIN), decidiu adaptar o exame CELU à nova realidade para responder à necessidade de pessoas de diferentes partes do mundo de comprovarem o uso do espanhol como segunda língua. Isso implicou na articulação interdisciplinar de equipes acadêmicas, administrativas e técnicas, que trabalharam em cada etapa de sua implantação para garantir a validade e confiabilidade que caracterizam o exame.

As provas orais serão realizadas nos dias 13 e 14 de junho, também de forma digital. 

Requisitos para realizar o CELU digital:

- Conexão com a internet;

- Webcam e microfone;

- SEB navegador seguro, disponível para download no momento do teste técnico;

- Conta do Gmail.


As inscrições podem ser feitas de 22 de abril a 12 de maio, sujeitas à disponibilidade de vagas.

Clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição. 


 

Sobre o CELU

O CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso) é um exame de Espanhol / Língua Estrangeira (E/LE) que tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos (como os brasileiros) em língua espanhola.

O CELU existe desde junho de 2004 e possui o aval do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da República Argentina, em uma resolução conjunta com o Ministério das Relações Exteriores do país. Além disso, é reconhecido, conjuntamente com o CELPE-Bras (Certificado Brasileiro de Português como Língua Estrangeira), pelos ministros da Educação do Brasil e da Argentina.

O certificado também é aceito desde maio de 2006, como comprovação de proficiência em língua espanhola, segundo as normas e procedimentos dos cursos de pós-graduação da FFLCH/USP. Para que tenha essa validade, o candidato deve atingir o nível Intermediário.

O CELU é o primeiro exame argentino de proficiência em língua espanhola. Surgiu em resposta à demanda dos estrangeiros que residem na Argentina, estendendo-se, posteriormente, àqueles que estudam a língua em outros países. São os brasileiros os principais postulantes ao exame.

Atualmente, o Consórcio Interuniversitário que certifica o exame conta com a participação de quinze universidades nacionais argentinas: de Buenos Aires, Nacional de Catamarca, Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Nacional del Comahue, Nacional de Córdoba, Nacional de La Pampa, Nacional de La Plata, Nacional del Litoral, de Lomas de Zamora, Nacional de Mar del Plata, Nacional de Quilmes, Nacional de Río Cuarto, Nacional de San Luis, Nacional de General San Martín e de Villa María.

Há postos aplicadores do CELU em 11 cidades brasileiras: São Paulo (Centro de Línguas da FFLCH/USP), Belo Horizonte (Departamento de Línguas Estrangeiras - Secretaria de Assuntos Internacionais do CEFET MG), Brasília (EmbAr - Embaixada Argentina), Campinas (Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP), Curitiba (Centro de Línguas do ICBA e Centro de Línguas e Interculturalidade - Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR), Fortaleza (Centro de Humanidades - Departamento de Letras Estrangeiras da UFC), Foz do Iguaçu (Centro de Línguas do ICBA), Rio de Janeiro (ICBA - Instituto Cultural Brasil-Argentina), Porto Alegre (Instituto de Letras - Departamento de Línguas Modernas da UFRGS), Salvador (Instituto de Letras - Departamento de Letras Românicas da UFBA), Santa Maria (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Entrelínguas - da UFSM).


Elaboração, aplicação e pesquisa

A elaboração do CELU está a cargo de uma Comissão Acadêmica, formada por diversos representantes das universidades que integram o grupo responsável pelo exame. Já a sua gestão cabe a pessoas designadas por cada posto aplicador, as quais recebem inscrições, preparam salas, mesas e áudios, redigem atas e fazem a publicidade e difusão do exame. A aplicação da prova também está a cargo da Comissão Acadêmica, que designa os docentes em cada posto aplicador. A avaliação oral é sempre realizada por professores com experiência no ensino de Espanhol/Língua Estrangeira (E/LE), que são capacitados em oficinas obrigatórias, oferecidas pela Comissão do CELU.

Para a correção da parte escrita da prova, também são realizadas oficinas e se promove a capacitação dos examinadores. Os profissionais que atuam no Certificado estão constantemente envolvidos em pesquisas que visam ao aperfeiçoamento do modelo e dos critérios de avaliação em certificações internacionais de conhecimento de Línguas Estrangeiras. A cada ano, são expostos os resultados, nos Colóquios CELU, que acontecem, geralmente, em agosto.

As inscrições para o CELU são realizadas somente pela internet. Os procedimentos e as datas para a inscrição no próximo exame serão divulgados neste site em breve.

Se você deseja realizar o exame CELU na sede de São Paulo, leia com atenção as informações a seguir:
 


Requisitos

Para fazer o CELU, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter acima de 16 anos e o Ensino Médio completo;
  • Sua língua materna não pode ser o espanhol.

Obs: Excepcionalmente se o candidato tem o espanhol como língua materna, mas cursou seus estudos regulares em outra língua, poderá realizar o exame CELU apresentando, no ato da inscrição, a documentação que comprove essa condição.


Níveis

Todos os candidatos ao CELU realizam um mesmo exame e, a partir da correção feita pela Comissão Acadêmica, recebem um dos três níveis: Básico, Intermediário ou Avançado. Assim, ao inscrever-se, o postulante não necessita encaixar-se em um nível pré-determinado. O exame avalia o desempenho e não o grau de conhecimento da língua.


Certificados

Como o exame CELU tem por objetivo certificar o desempenho de um falante de espanhol como língua estrangeira em ambientes de estudo e trabalho, não se emite certificado de nível Básico ao candidato que o atinge, pois se considera que somente a partir do nível Intermediário o falante pode comunicar-se satisfatoriamente em tais ambientes.

Validade do Certificado

O certificado tem validade indeterminada e pode ser apresentado como comprovante de competência em língua espanhola para entidades acadêmicas e instituições, empresas públicas ou privadas. O exame avalia o uso adequado da língua, mas não habilita para o ensino de espanhol como língua estrangeira.
O CELU é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores e Culto da Argentina. Internacionalmente é reconhecido pelos governos do Brasil e da China.

Consulte também a página de perguntas frequentes no site oficial do CELU: clique aqui.


Exame

O exame CELU é aplicado duas vezes ao ano, geralmente nos meses de junho e novembro. E compõe-se de quatro atividades escritas, com propósitos semelhantes aos do uso da língua na vida cotidiana, e uma entrevista oral, na qual se desenvolve uma conversação de 15 minutos, a partir da apresentação de um tema. São exemplos de atividades escritas: escutar uma entrevista de rádio e escrever uma notícia; escutar um programa de rádio e escrever um artigo; ler um artigo jornalístico e escrever uma carta familiar; ler um folheto e escrever uma “carta do leitor”; ler um artigo de difusão e escrever um anúncio de publicidade. Para visualizar alguns exemplos dessas atividades clique aqui

Saiba mais sobre os critérios e encontre um modelo de avaliação do CELU na página: Certificado de Español Lengua y Uso


Divulgação dos resultados e retirada de certificados

Os resultados são divulgados no site oficial do CELU (www.celu.edu.ar) aproximadamente 2 meses após a data da aplicação do exame.
O prazo para a entrega dos certificados é de aproximadamente 5 ou 6 meses, após a aplicação do exame. Os certificados serão enviados pela Comissão Acadêmica do CELU para o Centro de Línguas, que informará aos candidatos sobre como proceder para retirá-los.