Diretoria

Profª Drª Heloísa Brito de Albuquerque Costa

HE

DIretora do CIL

Possui Bacharelado em Letras Francês pela Universidade de São Paulo (1991), graduação em Licenciatura em Letras Francês pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor-doutor do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Francês. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de francês, ensino de línguas estrangeiras, ensino da língua francesa, ensino de línguas para objetivos específicos, ensino do francês a distância.

 

 

Profª Drª Giliola Maggio

Vice-diretora do CIL

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) , mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é Docente MS3 da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial do SERAFINO CADERNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE LÍNGUA E LITERATURA ITAL, Membro de corpo editorial da Revista de Italianística e Membro de corpo editorial do COLEÇÃO DIDÁTICA DE ESTUDOS ITALIANOS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas: língua, memória.

 

 

 


Passaram por aqui 

Agradecemos a todas as docentes que fizeram parte da nossa história!

 

Profª Drª Maria Teresa Celada

 Cursou Letras na Universidade de Buenos Aires – Argentina. É doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP. Desde 1992 é docente e pesquisadora na Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (Departamento de Letras Modernas) da Universidade de São Paulo e, desde 2003, atua no respectivo programa de pós-graduação. Também, desde esse ano, coordena a Área de Espanhol do Centro Interdepartamental de Línguas. Entre 2013 e 2021, foi representante da USP no núcleo disciplinar PELSE - Ensino de Espanhol e Português como LE /L2 (Associação Universidades Grupo Montevidéu). Em parte da pesquisa desenvolvida, se concentrou em abordar os aspectos da subjetividade do brasileiro que resultam afetados pelo funcionamento da língua espanhola nos processos de aquisição, bem como em comparar aspectos predominantes do funcionamento discursivo, em certas práticas, no Brasil e na Argentina.  Publicou diversos artigos em livros e periódicos sobre temáticas relativas à memória do espanhol no Brasil, a políticas linguísticas e a processos de aquisição em língua estrangeira. Foi co-organizadora de vários livros e dossiers de número de revistas. Desde 2021, é coordenadora do GT PoLínguas-USP.