Tutoria científica-acadêmica-cultural para estudantes da FFLCH (ingressantes 2023/2024) : construção de saberes para a integração no contexto universitário (Presencial)

Apresentação do curso: Este curso se insere no conjunto de ações a serem desenvolvidas no âmbito do convênio que a FFLCH-USP assinou em dezembro de 2022 com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC). Uma dessas ações se refere ao acompanhamento dos estudantes que ingressaram em 2023/2024 nos cursos da FFLCH, oriundos da rede pública, em relação à sua inserção e adaptação ao contexto universitário. A partir de um levantamento realizado junto aos estudantes sobre os saberes escolares e acadêmicos que adquiriram ao longo de seus estudos e das necessidades específicas relacionadas aos trabalhos exigidos nas diferentes disciplinas nas quais os estudantes estão inscritos, esse curso tem por objetivo geral abrir um espaço de reflexão e formação para integrar o estudante no ambiente de ensino e pesquisa da universidade. Três tópicos serão tratados: organização e elaboração de trabalhos acadêmicos; sensibilização à leitura em língua estrangeira e orientações gerais para a elaboração de projetos de iniciação científica.

Objetivos:

• Possibilitar a integração no contexto universitário
  • Refletir sobre o papel ativo do estudante em sua formação universitária
  • Orientar as etapas de organização, de planejamento de estudos e de realização de trabalhos acadêmicos escritos e orais de acordo com o perfil dos participantes.
  • Desenvolver atividades sensibilização à leitura de textos acadêmicos em língua estrangeira
  • Orientar as etapas de elaboração de projetos de pesquisa

Docente Responsável: Profa. Dra. Heloísa Brito de Albuquerque Costa

Ministrantes:

• Profa. Heloísa Brito de Albuquerque Costa

• Profa. Hyanna de Medeiros

• Profa. Luhema Santos Ueti

• Profa. Fabiana Jorge Traldi

• Profa. Carolina Vanso França

Público-Alvo: Estudantes dos Cursos de Graduação da FFLCH ingressantes em 2023/2024, oriundos da rede pública de ensino.

Modalidade: Presencial

Para acessar o Programa do Curso (CLIQUE AQUI).

*No ato de inscrição os estudantes devem fazer o upload de comprovação de serem ex-alunos da rede pública e que estão regularmente matriculados em um dos cursos da FFLCH.

Atenção!

Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.

INSCRIÇÕES: 02/04/2024, às 10h, até 09/04/2024, às 10h.

Vagas remanescentes: 3 vagas

Período para inscrição em vagas remanescentes: 11/04 às 10h até 15/04 às 10h no site.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: clinguas@usp.br

Vagas Remanescentes

Período de inscrição: 11/04 até 15/04/2024

Nº de vagas remanescentes: 3 vagas

Para acessar o formulário, clique aqui!

formulário será fechado automaticamente quando as vagas remanescentes forem preenchidas, mesmo que o período de inscrição não tenha sido finalizado.

Antes de se inscrever, leia atentamente as seguintes informações:

Não se inscreva em um curso caso você não tenha total interesse, leia atentamente as informações na página respectiva do curso antes de se inscrever;

A inscrição é por ordem de chegada, sendo que os primeiros 3 serão selecionados e os outros 6 entrarão na lista de espera;

O número de inscrições no formulário é limitado a 9 inscrições - (triplo do número de vagas remanescentes);

Em caso de desistência será encaminhado um e-mail para os inscritos que estão na lista de espera;

Período do curso

Início do Curso:  26/04/2024

Término do Curso: 14/06/2024

Horário Turma 1: 12h às 13h30

Horário Turma 2: 17h às 18h30

Dia da Semana: Sexta-feira (8 encontros)

Carga Horária: 12 horas

Desistência

Importante:

Em caso de desistência, envie um e-mail para frances.clusp@gmail.com.

Essa justificativa é fundamental para que seu nome não fique com pendência no sistema e o/a impeça de se inscrever em outro curso nos semestres seguintes.

Pré-requisitos

Ser ex-aluno da rede pública de ensino e estar regularmente matriculado em um dos cursos da FFLCH