Projeto Teletandem USP - Relatos

Relatos

 

Participei de duas edições do Projeto Teletandem, a primeira com uma companheira do México e a segunda com uma da Argentina. Foi uma experiência marcante e enriquecedora tanto em termos linguísticos, lexicais quanto na troca pessoal e cultural que tivemos. Sinto que desenvolvi ainda mais minha fala na língua espanhola e que tive trocas significativas para meu crescimento pessoal e profissional.”

Maria Eduarda Machado Correr, graduanda de Letras Português-Espanhol

Participante com a Universidade Nacional de Córdoba e Universidad del Caribe


Participar do Teletandem foi uma experiência rica! Durante as interações pude falar com com falantes do México e Argentina, com isso aprendi a escutar os diferentes “acentos” do idioma espanhol e me surpreendi com o ‘voceo’ e o aprendizado cultural dos dois países. Foi uma experiência primorosa e me sinto muito grata por ter participado.”

Carolina Eustachio, graduanda de Letras Português-Espanhol

Participante com a Universidade Nacional de Córdoba e Universidad del Caribe


 

Gostei bastante da experiência com o Teletandem, especialmente porque essa ferramenta me possibilitou a conversação com um falante nativo da língua italiana. Para além do fator da conversação, foi bastante interessante apresentar aspectos da cultura brasileira para uma pessoa que, assim como eu, estava estudando uma língua estrangeira em um outro continente. Meu par e eu compartilhamos músicas, dicas de autores e até mesmo tendências curiosas nas redes sociais durante nossos encontros.”

Maria de Fátima Bernadete, graduanda de Letras Português-Italiano

Participante com a Università per Stranieri di Siena


 

O intercâmbio virtual tem sido uma experiência de comunicação essencial para minha formação em francês. Graças aos encontros, consigo praticar produção oral e criar mais confiança na hora de falar em língua estrangeira. A partir de trocas culturais, tenho adquirido novo vocabulário, prática na língua e maior facilidade de me comunicar em francês. Sinto minha fala se desenvolvendo bastante!”

Ana Clara Sabino, graduanda de Letras Português-Francês

Participante com a Universidade de Brasília


 

Eu adorei a experiência de participar do projeto Teletandem porque percebi que consigo me comunicar em francês mais do que eu pensava que conseguiria. É muito importante conversar em sala de aula e falar com um professor, mas esse projeto nos possibilita conversar com um colega, o que é muito menos difícil, por vários motivos: o primeiro deles é o ambiente seguro e sem cobranças, depois, a liberdade de não ter cobranças e não ser avaliado. Ainda, o tempo dos encontros, em que se pode formular frases com mais calma. O projeto também representou um incentivo a mais para estudar e procurar novas palavras, e eu adorei o fato de conversar com um estudante brasileiro de outro estado e saber da realidade dele. É muito bom também ter assuntos em comum, trocar experiências e entender as diferenças de uma graduação à outra."

Laura Luiza da Costa, graduanda de Letras Português-Francês

Participante com a Universidade de Brasília


 

Participar do projeto Teletandem é uma experiência muito enriquecedora para a prática de um idioma. Tive a oportunidade de participar em duas edições do projeto, tendo parceiras da Universidad del Caribe (México) e da Universidad de Córdoba (Argentina). Dessa forma, o intercâmbio foi não apenas linguístico, mas também cultural. Entrar nesse projeto foi algo muito significativo para mim, principalmente porque participei durante a pandemia, tendo a possibilidade de não enferrujar a minha prática oral e ainda ter um momento de socialização  extremamente acolhedor.

Maria Luiza Souza Moreira, graduanda de Letras Português-Espanhol

Participante com a Universidade Nacional de Córdoba e  Universidad del Caribe