Práticas de leitura 1: iniciação à leitura de gêneros diversos em Língua Francesa

Descrição do curso: O Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH desenvolveu, ao longo de sua história, cursos de leitura em línguas estrangeiras para a comunidade USP e para o público externo visando ao desenvolvimento da competência leitora para a compreensão de textos que circulam no meio acadêmico. Se no início das ofertas denominávamos estes cursos como línguas estrangeiras instrumentais, em francês, “Francês Instrumental”, com o advento da Internet e o uso de tecnologias, as competências de leitura se transformaram e o leitor, diferentemente do acesso anterior que tinha somente ao texto impresso, passa a utilizar estratégias multimodais para desenvolver sua competência leitora. Assim, passamos a utilizar a denominação “Práticas de leitura em Francês” para compreender esse novo contexto de formação. As várias situações de leitura, em papel e/ou na tela alteram a metodologia de ensino para o desenvolvimento de estratégias de leitura e novas maneiras de ensinar e aprender se colocam em prática. O desenvolvimento de competências leitoras no meio universitário é cada vez mais exigido e os estudantes são levados a ler textos originais de suas áreas de conhecimento.

Ministrante: Roberta Laredo

Ministrante: Profª Dra Heloisa Brito de Albuquerque Costa

Público-Alvo: Estudantes universitários em geral. Não é exigido nenhum conhecimento prévio de língua francesa.

Vagas: 20 VAGAS

Modalidade: Remoto, pela plataforma zoom.

Para acessar o Programa do Curso completo, clique aqui.

O curso será ministrado em português e o material didático será em língua francesa.

Início: 10h do dia 04/04/2022

Término: 17h do dia 05/04/2022

Sorteio das bolsas e envio dos boletos: 06/04/2022

Período de inscrições das vagas remanescentes: 10h do dia 26/04/2022 às 17h do dia 27/04/2022. A inscrição será realizada no Sistema Apolo.

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;

Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas no dia 06/04/2022.

Início do Curso: 05/05/2022

Término do Curso: 30/06/2022

Horário: 12h às 14h

Dia da Semana: Q

• À vista R$ 132,00: Alunos de graduação, pós graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP e terceira idade.
  • À vista R$ 240,00: Estagiários e bolsistas não alunos USP ou à prazo R$ 420,00 (2x R$ 210,00)*
  • À vista R$ 360,00: Público externo

O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.

Devolução do valor do curso poderá ser feita até 10 dias após o início do curso. Após esse período, não haverá devolução. Obs.: Devolução realizada pela tesouraria da FFLCH, com prazo de 20 a 30 dias.

O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

Oferecemos 2 (duas) bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento do Questionário Socioeconômico e concorrer a uma delas CLIQUE AQUI.

O questionário deverá ser enviado para frances.clusp@gmail.com durante o período em que as matrículas estiverem abertas.

*Caso o aluno tenha interesse em parcelar o curso, é necessário enviar um e-mail  para: frances.clusp@gmail.com

Desenvolver a compreensão leitora em língua francesa de textos de gêneros diversos (não literários).

Pré-requisitos

Apresentar o comprovante de matrícula em um curso universitário de graduação ou pós-graduação.