Intercâmbio Virtual - Teletandem USP: Orientações

Orientações

Como funciona o Intercâmbio Virtual na modalidade Teletandem?

Inscrição

A primeira etapa é a inscrição. Os eventos são semestrais, então, as inscrições são liberadas no início de cada semestre; tanto as datas quanto o formulário de inscrição podem ser acessados pela aba Inscrições no site. Após a inscrição, o aluno deve aguardar o e-mail inicial com as orientações; caso todas as vagas sejam preenchidas, aqueles que não entraram ficarão na lista de espera.

O e-mail é o nosso principal meio de comunicação, tanto entre a monitoria e os participantes, quanto entre os próprios participantes; então, fique atento e confira sua caixa de entrada sempre que possível. Todas as orientações e informações necessárias são enviadas no e-mail inicial, bem como a lista de pareamento dos participantes.

Pareamento

Os graduandos em Letras/USP são pareados ou com universitários nacionais ou internacionais, dependendo da modalidade do Intercâmbio Virtual. A lista com as duplas é enviada no e-mail inicial, ela contém as informações de cada aluno, como nome e e-mail para contato; após encontrar sua dupla na lista, cada participante deve entrar em contato com ela para que sejam decididos os melhores horários para os encontros.

Encontros

Os encontros são realizados por meio de chamadas de vídeo, cuja plataforma (Zoom, WhatsApp, Skype…) é decidida pelos próprios participantes. Devem ser feitos, no mínimo, seis encontros de uma hora cada, mas caso queiram, os participantes podem realizar mais.

Relatos

Os relatos são um diário de bordo das interações, escrito na língua estrangeira do participante - são individuais e obrigatórios; o aluno pode registrar suas impressões, os temas discutidos, as descobertas lexicais e culturais… Ou seja, compõem reflexões da aprendizagem em cada encontro. O diário de bordo deve ser feito ao final de cada encontro e adicionado no drive, cujo link é enviado no e-mail inicial. É por meio dele que a carga horária é contabilizada.

Certificado

Sim, o Intercâmbio Virtual - Teletandem USP emite certificado de participação! Devem ser feitos, no mínimo, seis encontros para a emissão do certificado. Ele é contabilizado a partir do total de horas das interações realizadas.

Recomendações

Para aproveitar ainda mais essa experiência, preste atenção nas seguintes recomendações:

• O Intercâmbio Virtual - Teletandem USP não é aula particular, site de relacionamentos ou somente um bate-papo. Os objetivos são a aprendizagem e a reflexão sobre a aprendizagem e ensino de língua estrangeira;

• O projeto preza pela autonomia e reciprocidade dos participantes; então, seja pontual e não falte: sua dupla depende de você para que o encontro aconteça;

• Prepare-se antes de cada sessão. Cada participante tem liberdade de escolha dos temas abordados nos encontros; sugira a discussão de vídeos, músicas, textos e visitas virtuais a novos lugares - museus, cafés e parques são algumas das diversas possibilidades;

• Registre, em seu diário de bordo, suas aprendizagens e reflexões logo após cada encontro; não deixe de refletir sobre suas aquisições linguísticas;

• Aproveite para falar e não tenha vergonha! Esse é um ambiente de aprendizagem mútua, não deixe de fazer perguntas e sanar suas dúvidas durante os encontros.