Inglês para Escrita de Artigos Científicos Nível 1 (Remoto)

Dados do curso

Descrição de curso: Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente por pós-graduandos é a utilização do inglês para a redação de textos científicos. Este curso pretende discutir os problemas comuns que aparecem na redação de textos científicos e apresentar estratégias para melhorar suas habilidades escritas na língua inglesa. 

Objetivo: Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos. Além de redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa.

Ministrante: Profa. Nívia Marcello

Público-Alvo:  Comunidade USP: Aluno de Graduação, pós-graduação, funcionários e docentes. (vínculo ativo).

Caso sobrem vagas, público externo.

Público externo: Terceira Idade e graduados, graduandos e pós-graduandos de outras universidades.

Vagas: 30 vagas

Modalidade: Remoto

Vagas remanescentes: Se houver, serão divulgadas as inscrições pelas redes sociais.

Programa do curso.

Pré-requisitos

Linguístico:

  • O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu; 
  • É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.);
  • É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo;
  • É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal;
  • Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. 

Técnico:

  • Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
  • Computador com câmera e microfone;
  • E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e ao Google Meet.

Teste de Nível: 

Videoconferência 

 

Datas das videoconferências: 09/02/2023 às 09:00 e 15/02/2023 às 09:00

Link de inscrição para participar da videoconferência: clique aqui

Link da videoconferência do dia 09/02/2023: meet.google.com/mit-sfjq-cop

Link da videoconferência do dia 15/02/2023: meet.google.com/brj-vdbd-jst

Período de inscrições

Atenção!

As inscrições do curso não são por ordem de chegada.
Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas.

Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
Não tire a oportunidade de outro interessado! 
Todos os aprovados (75% de frequência mínima - 7,0 de média) terão certificados.


Inscrição no Apolo: 06, 07 e 18 de Março de 2023.

Sorteio das vagas e envio dos boletos: 

INSCRIÇÕES:

  1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo.
  2. No canto superior esquerdo, acessar Inscrição on-line > fazer inscrição.
  3. No campo Unidade, selecionar "Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas".
  4. Selecionar o curso dentre os cursos disponíveis para inscrição on-line.
  5. Digitar o CPF para começar o processo de inscrição.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: ingles.clusp@gmail.com

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO 

Vagas Remanescentes

Período de inscrição: 

Nº de Vagas Remanescentes: 

Formulário de inscrição: 

Lista de espera: 

O formulário será fechado automaticamente quando as vagas remanescentes forem preenchidas, mesmo que o período de inscrição não tenha sido finalizado.

Antes de se inscrever, leia atentamente as seguintes informações:

  • Não se inscreva em um curso caso você não tenha total interesse, leia atentamente as informações na página respectiva do curso antes de se inscrever;
  • A inscrição é por ordem de chegada, sendo que os X primeiros serão selecionados e outros X entrarão na lista de espera;
  • O número de inscrições no formulário é limitado a X inscrições - (dobro do número de vagas remanescentes);
  • Em caso de desistência ou não pagamento da taxa de matrícula será encaminhado um e-mail para os inscritos que estão na lista de espera;
  • Todos os nossos cursos são pagos, ou seja, a vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula, o preenchimento do formulário não é garantia de ingresso no curso;
  • O boleto será enviado por e-mail no dia a definir;
  • Você só pode se inscrever em um curso de seu interesse.
Período do curso

Início do Curso: 23/03/2023

Término do Curso: 06/07/2023

Horário: 8h - 10h

Dia da Semana: Quintas-feiras

Carga Horária: 30h

Valores

R$ 180,00 à vista - Alunos de graduação, pós graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP, bem como terceira idade.

R$ R$ 480,00 à vista ou  R$ 540,00 em 2x de R$ R$ 270,00 a prazo - Público externo (para parcelamento, enviar e-mail). 

O pagamento será mediante boleto bancário enviado por e-mail;.

O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

Oferecemos duas (2) bolsas de 100% de isenção: clique aqui para mais informações

Desistência 

Em caso de desistência enviar e-mail para ingles.clusp@gmail.com 

A devolução é realizada mediante o preenchimento de um formulário solicitado na secretária, que será enviado para a Tesouraria da FFLCH/USP, com prazo retorno  de 60 dias.

A devolução do valor do curso só poderá ser requisitada dentro da primeira semana de aula. Após esse período, não haverá devolução.