Modalidades de participação e submissão de trabalhos
IMPORTANTE: as submissões de resumos foram prorrogadas até 31/08.
1. Com apresentação de trabalho:
- Pôster
- Comunicação Individual
2. Sem apresentação de trabalho:
- Ouvinte
Normas para a submissão de resumos das duas modalidades de 1:
- Os resumos devem ser enviados por e-mail (comissaocl25anos@gmail.com) de 12/7 até 20/8.
- Cada participante poderá apresentar até dois (02) trabalhos, sendo um (01) individual e outro em (co)autoria. A taxa de inscrição será cobrada individualmente por autor e/ou co-autor, e não por trabalho. Cada trabalho poderá ter um autor e um co-autor. O autor e o co-autor do trabalho receberão certificado de todos os trabalhos aceitos para apresentação.
- As propostas de resumos devem conter até 250 palavras. Não serão aceitos resumos que ultrapassarem esse número.
- Formatação do resumo: fonte Times New Roman, tamanho 11, alinhamento justificado, espaçamento simples.
- O título deve estar em negrito e em letras maiúsculas.
- Entre o título e o corpo do resumo, deverão constar os nomes dos autores (em letras maiúsculas), seguidos das instituições de origem. O vínculo de cada autor a sua instituição também deve ser indicado. Além disso, é importante indicar em qual eixo temático (listados abaixo) e trabalho se encaixa.
- O corpo do resumo deve apresentar de modo claro: tema, objetivo(s), fundamentação teórica, metodologia e resultados obtidos.
- É de total responsabilidade do autor a revisão gramatical do resumo submetido.
- O nome do arquivo deve ser padronizado com o nome do autor que está submetendo o resumo como, por exemplo, Borges RJ.doc.
- Os trabalhos que necessitarem de pequenas correções serão devolvidos aos autores que terão 2 (dois) dias corridos para submetê-los novamente.
- Os resumos que não estiverem de acordo com as normas especificadas ou que forem enviados em formato diferente do solicitado serão negados.
- Todos os resumos serão avaliados anonimamente pela Comissão Científica do evento e seus autores serão comunicandos via e-mail acerca da aprovação ou não aprovação para a apresentação no evento. Para saber sobre as datas de envio das cartas de aceite, clique aqui.
- Os trabalhos aprovados serão publicados para apresentação no caderno de resumos do evento.
- Observação: os resumos devem ser escritos preferencialmente em português; em casos excepcionais, também poderão ser aceitos resumos escritos em inglês ou em espanhol.
Normas específicas para cada modalidade:
1. Com apresentação de trabalho:
- Pôster
- A modalidade "pôster" destina-se exclusivamente à apresentação de trabalhos de alunos de graduação. Essa modalidade exige o envio de comprovante de que se trata de aluno de graduação*.
- Os trabalhos apresentados nessa modalidade serão agrupados por área, devendo o autor permanecer junto ao seu pôster durante a sessão de apresentação.
- As propostas de pôster devem ser submetidas a um dos eixos temáticos abaixo:
- Formação de professores: projetos e parcerias interinstitucionais voltados para a internacionalização
- Formação línguística e cultural para a mobilidade acadêmica em contexto presencial ou a distância
- Letramento acadêmico em contextos universitários
- Ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) em contextos universitários
- Línguas e culturas em contato nos contextos de mobilidade acadêmica
- As certificações e as proficiências para a internacionalização
- Os pôsteres devem ter as seguintes medidas: entre 100cm e 120cm (altura) x entre 90cm e 100cm (largura) com bastão e cordinha de acabamento.
- O pôster deve conter:
- título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), seguido(s) dos nomes da instituição e da agência de fomento (se houver);
- no corpo do texto, pelo menos, objetivos, fundamentação teórica, metodologia do trabalho e referências bibliográficas.
- Tipo e tamanho de letra do pôster ficam a critério do autor. Sugerimos, entretanto, que a fonte tenha, no mínimo, o tamanho 28.
- Recomenda-se trazer o pôster montado e todo o material necessário para afixá-lo.
- Autor de trabalho individual ou de trabalho em co-autoria só tem direito a certificado se tiver efetuado sua inscrição no evento e efetivamente tiver apresentado o trabalho inscrito na sessão de pôsteres.
* Para se inscrever no evento, com ou sem apresentação de trabalho, estudantes de GRADUAÇÃO devem comprovar o estatuto de estudante. O envio de arquivo com o documento comprobatório deve ser feito no ato da inscrição, diretamente no site. Os arquivos deverão ser digitalizados e enviados nos seguintes formatos: documento do Word (DOC ou DOCX), JPG, GIF e PDF. Serão aceitos os seguintes documentos: a) atestado de matrícula do ano vigente, emitido pela instituição de ensino; b) carteira de identificação de estudante emitida pela instituição de ensino com referência explícita a prazo de validade. Não serão aceitas carteirinhas de estudante que não sejam emitidas pela instituição de ensino; c) histórico escolar atualizado.
- Comunicação Individual
- A modalidade "comunicação individual" destina-se à apresentação de trabalhos individuais ou em co-autoria (um co-autor por trabalho).
- As comunicações devem durar até 20 minutos. No final da sessão há 10 minutos para debate.
- As propostas de comunicação devem ser submetidas a um dos eixos temáticos abaixo:
- Formação de professores: projetos e parcerias interinstitucionais voltados para a internacionalização
- Formação línguística e cultural para a mobilidade acadêmica em contexto presencial ou a distância
- Letramento acadêmico em contextos universitários
- Ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) em contextos universitários
- Línguas e culturas em contato nos contextos de mobilidade acadêmica
- As certificações e as proficiências para a internacionalização
- Autor de trabalho individual ou de trabalho em co-autoria só tem direito a certificado se tiver efetuado sua inscrição no evento e tiver efetivamente apresentado o trabalho na sessão ou estiver presente na sessão, assinando a lista de presença.
- NÃO é permitida a apresentação de trabalho de autor ausente.
- Na sessão de comunicação há uma ordem de apresentação previamente estabelecida pela Comissão Organizadora.
2. Sem apresentação de trabalho:
- Ouvinte
- A modalidade ouvinte destina-se à participação no evento sem apresentação de trabalho.
- Para participação nessa modalidade, os interessados devem fazer a inscrição diretamente no site para participar das atividades e receber certificado.