Aspectos teóricos e práticos da produção oral em sala de aula de línguas

Descrição do curso: O objetivo deste curso é abrir um espaço para discussão, trocas de experiências entre professores e possibilitar aos docentes a elaboração de atividades de produção oral (PO) de forma colaborativa. Buscando estabelecer uma relação entre orientações teóricas, colocaremos em prática nossa proposta de formação que consiste na transposição dos aspectos teóricos para a prática da sala de aula com enfoque especificamente em atividades de PO. Dessa forma, em alguns encontros os participantes serão convidados a discutir com base na bibliografia selecionada e, em outros, refletir sobre os modelos de atividades didáticas apresentadas a fim de elaborar, em pequenos grupos, atividades didáticas a serem utilizadas em seu contexto de atuação, visando à interação entre seus aprendizes. Nosso intuito é fomentar a discussão sobre a oralidade em sala de aula de língua estrangeira, favorecendo ao máximo a relação teoria x prática durante a formação.

Ministrante: Profª Rita de Cássia Gomes e Marina Isadora da Silva Correa.

Coordenadora do curso: Profª Drª Heloísa Brito de Albuquerque Costa.

Público Alvo: Professores de línguas; estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras/Educação/Linguística.

Modalidade: Remoto

Vagas: 20

Programa do curso

Atenção! As inscrições do curso não são por ordem de chegada.
Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas.

Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.

Inscrição no Apolo: 11/08/2022 às 10h até 12/08/2022 às 17h

Sorteio das vagas e envio dos boletos: 15/08/2022

INSCRIÇÕES:

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;
  2. No canto superior esquerdo acessar Inscrição On-line > fazer inscrição;
  3. No campo Unidade selecionar "Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas";
  4. Selecionar o curso dentre os cursos disponíveis para inscrição on-line; e

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: frances.clusp@gmail.com

Vagas remanescentes

Atenção! As inscrições do curso não são por ordem de chegada.

Inscrição no site: 17/08/2022 10h até 19/08/2022 10h

Para se inscrever na lista de espera das vagas remanescentes, clique aqui.

Sorteio das vagas (caso houver) e envio dos boletos: 19/08/2022

INSCRIÇÕES:

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;
  2. No canto superior esquerdo acessar Inscrição On-line > fazer inscrição;
  4. Selecionar o curso dentre os cursos disponíveis para inscrição on-line; e

Período do curso

Início do Curso: 24/08/2022

Término do Curso: 05/10/2022

Horário: 14h às 17h

Dias da Semana: Quartas-feiras

Carga horária21h

R$ 156,00 à vista - Alunos de graduação, pós-graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP, e público da terceira idade.

R$ 420,00 à vista ou R$ 480,00 em 2x de R$ 240,00 a prazo - Público externo (para parcelamento, enviar e-mail).

• O pagamento será mediante boleto bancário enviado por email;
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
Objetivo

- Possibilitar a integração entre aspectos teóricos e práticos no que tange à formação docente, especificamente no tocante à elaboração de atividades de produção oral.

- Favorecer o trabalho colaborativo (remoto) entre docentes por meio da discussão e elaboração de atividades didáticas; fomentar a troca de experiências no que tange ao trabalho relacionado à PO em sala de aula de línguas; evidenciar o papel preponderante que ocupam as atividades didáticas no que concerne à PO entre os aprendizes; sensibilizar os docentes para a necessidade de conferir um tempo de fala significativo para que os aprendizes desenvolvam suas habilidades discursivas desde os primeiros contatos com a LE.

Pré-requisitos

- Ser professor de línguas ou aluno regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação.