Apresentação do curso: Este curso se insere no conjunto de ações a serem desenvolvidas no âmbito do convênio que a FFLCH-USP assinou em dezembro de 2022 com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC). Uma dessas ações se refere ao acompanhamento dos estudantes que ingressaram em 2023 nos cursos da FFLCH, oriundos da rede pública, em relação à sua inserção e adaptação ao contexto universitário. A partir de um levantamento realizado junto aos estudantes sobre os saberes escolares e acadêmicos que adquiriram ao longo de seus estudos e das necessidades específicas relacionadas aos trabalhos exigidos nas diferentes disciplinas nas quais os estudantes estão inscritos, esse curso tem por objetivo geral abrir um espaço de reflexão e formação para integrar o estudante no ambiente de ensino e pesquisa da universidade. Três tópicos serão tratados: organização e elaboração de trabalhos acadêmicos; sensibilização à leitura em língua estrangeira e orientações gerais para a elaboração de projetos de iniciação científica.

Docente Responsável: Profa. Dra. Heloísa Brito de Albuquerque Costa

Ministrante: Profa. Dra. Heloísa Brito de Albuquerque Costa

Público-Alvo: Estudantes dos Cursos de Graduação da FFLCH ingressantes em 2023, oriundos da rede pública de ensino.

Vagas: 30

Modalidade: Presencial

Para acessar o Programa do Curso (CLIQUE AQUI).

*No ato de inscrição os estudantes devem fazer o upload de comprovação de serem ex-alunos da rede pública e que estão regularmente matriculados em um dos cursos da FFLCH.

Inscrição: 14/07 às 10h até 27/07 às 10h

Sorteio das vagas:  27/07 (Sorteio)

1. CLIQUE AQUI para se inscrever no formulário

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: clinguas@usp.br

Início do Curso: 28/07/2023

Término do Curso: 01/09/2023

Horário: 12h às 14h

Dia da Semana: Sexta-feira (6 encontros)

• CURSO GRATUITO

- Possibilitar a integração no contexto universitário;

- Refletir sobre o papel ativo do estudante em sua formação universitária;

- Orientar as etapas de organização, de planejamento de estudos e de realização de trabalhos acadêmicos escritos e orais de acordo com o perfil dos participantes;

- Desenvolver atividades sensibilização à leitura de textos acadêmicos em língua estrangeira;

- Orientar as etapas de elaboração de projetos de pesquisa.

Pré-requisitos

Ser ex-aluno da rede pública de ensino e estar regularmente matriculado em um dos cursos da FFLCH