Preparatório para N3 do JLPT - Parte 2 (Curso Remoto) - Segundo Semestre

Inscrições para o Teste de Nível ocorreram no dia 09/08 (seg), das 14h às 16h:

De 02/08 a 06/08 esteve disponível o acesso ao formulário de inscrição (ENCERRADO)

RESULTADO DO TESTE DE NÍVEL

Inscrições no apolo a partir do dia 11/08 (qua) às 9h:

Lembrando que somente os alunos aprovados no Parte 1 (1o.sem/2021 e do 1o.sem/2020, como consta no site) e no teste de nível (09/ago/2021) podem ser matriculados no curso.

​​​​​​​​​​​​​​​​​Ministrante: Liliana Yurie Masuda Oda

Público-Alvo:

• Comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes com conhecimento mínimo do conteúdo dado na Parte 1 (1º semestre);​​​​​​​
  • Público em geral: universitários ou acima de 17 anos com conhecimento mínimo do conteúdo dado na Parte 1 (1º semestre).

Início do Curso: 23/08/2021

Término do Curso: 01/12/2021

Horário: 14h às 16h

Dia da Semana: Segundas e quartas-feiras

Carga Horária: 50 horas

Modalidade: Online (síncrona)

Para acessar o Programa do Curso completo, clique aqui.

Apresentação do curso

Nesta segunda parte do Preparatório para N3-JLPT, o aluno, depois da aquisição e sensibilização no vocabulário e estruturas gramaticais feita na Parte 1, pode finalmente se concentrar nas partes mais difíceis do exame, calcular o tempo na leitura dos textos e aperfeiçoar a compreensão auditiva. Em versão reduzida, com o foco maior nos exercícios auditivos e gramática.

Objetivos

Complementar os cursos do Ciclo Básico de japonês do Centro de Línguas e as disciplinas de língua japonesa da graduação – Letras;

Preparar para prestar o Exame de Proficiência em Língua Japonesa N3;

Desenvolver e aperfeiçoar habilidades de leitura e compreensão auditiva;

Familiarizar-se ainda mais com os pontos culturais do cotidiano japonês inerentes nas estruturas da língua japonesa;

Conscientizar-se e calcular o tempo para a resolução dos problemas.

Justificativa

O referido exame é o principal que avalia e certifica a proficiência em língua japonesa, em caráter oficial, realizado mundialmente. O nível N3 é aquele situado entre os níveis considerados básico e intermediário, com alta procura por parte do alunato dos cursos de japonês, principalmente o da habilitação em japonês da FFLCH da USP. É o conhecimento mínimo exigido para quem pretende prestar bolsas de estudo no Japão.

Pré-requisitos Técnicos

O candidato deverá estar ciente de que as aulas serão online, e ter uma conexão razoável para suportar 2h de aula, microfone em bom estado (obrigatório) e câmera (opcional), e um ambiente sem muito ruído.

Informações relevantes

O candidato interessado pela vaga deve ter conhecimento sobre o exame oficial dos níveis anteriores (N5 e N4), assim como a experiência de tê-lo prestado no passado, uma vez que a metodologia do curso tenta reproduzir o ambiente do exame na situação presencial.
Ser aprovado no Preparatório para N3 do JLPT-Parte 1; ou ser aprovado no teste de nível para comprovar o conhecimento do que foi dado no Parte 1 (conteúdo - vide anexo).

Valores:

• À vista R$ 204,00: Alunos de graduação, pós graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP e terceira idade.
  • À vista R$ 360,00: Estagiários e bolsistas não alunos USP ou à prazo R$ 420,00 (2x R$ 210,00)*
  • À vista R$ 576,00: Público externo ou à prazo R$ 636,00 (2x R$ 318,00)*
  • Oferecemos 2 bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento do Questionário Socioeconômico e concorrer a uma delas CLIQUE AQUI.
  • O questionário deverá ser enviado para japcl@usp.br durante o período em que as matrículas estiverem abertas.

*Caso o aluno tenha interesse em parcelar o curso, é necessário enviar um email para: japcl@usp.br e informar.

Vagas: 18 VAGAS

Teste de Nível:

• Obrigatório para alunos novos com prova online dia 09/08 (seg), das 14h às 16h.
  • Para acessar o conteúdo estudado na Parte 1 no curso CLIQUE AQUI
  • Não existe “isenção no teste de nível para Parte 2”, salvo àqueles aprovados no Parte 1 (2020 ou 2021). Certificados de aprovado em N4 do JLPT não comprovam conhecimento do conteúdo estudado no Parte 1.

​​​​​​​​​​​​​​

​​​​​​​Inscrição no Apolo: A partir do dia 11/08 (qua) às 9h.

Vagas Remanescentes: A depender da quantidade de inscritos.

Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;