Práticas de leitura 1: iniciação à leitura de gêneros diversos em Língua Francesa

Descrição do curso: O Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH desenvolveu, ao longo de sua história, cursos de leitura em línguas estrangeiras para a comunidade USP e para o público externo visando ao desenvolvimento da competência leitora para a compreensão de textos que circulam no meio acadêmico. Se no início das ofertas denominávamos estes cursos como línguas estrangeiras instrumentais, em francês, “Francês Instrumental”, com o advento da Internet e o uso de tecnologias, as competências de leitura se transformaram e o leitor, diferentemente do acesso anterior que tinha somente ao texto impresso, passa a utilizar estratégias multimodais para desenvolver sua competência leitora. Assim, passamos a utilizar a denominação “Práticas de leitura em Francês” para compreender esse novo contexto de formação. As várias situações de leitura, em papel e/ou na tela alteram a metodologia de ensino para o desenvolvimento de estratégias de leitura e novas maneiras de ensinar e aprender se colocam em prática. O desenvolvimento de competências leitoras no meio universitário é cada vez mais exigido e os estudantes são levados a ler textos originais de suas áreas de conhecimento.

Ministrante: Roberta Laredo

Ministrante: Profª Dra Heloisa Brito de Albuquerque Costa

Público-Alvo: Graduandos e pós-graduandos da comunidade interna ou externa à USP. Não é exigido nenhum conhecimento prévio de língua francesa.

Vagas: 20 VAGAS

Modalidade: Remoto.

Programa do curso.

*O curso será ministrado em português e o material didático será em língua francesa.

Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas.

Inscrição no Apolo: 19/09/2022 às 10h até 20/09/2022 às 17h

Sorteio das vagas e envio dos boletos: 21/09/2022

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: frances.clusp@gmail.com

Início do Curso: 05/10/2022

Término do Curso: 07/12/2022

Horário: 19h às 21h

Dia da Semana: Quarta

• À vista R$ 132,00: Alunos de graduação, pós graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP e terceira idade.
  • À vista R$ 240,00: Estagiários e bolsistas não alunos USP ou à prazo R$ 420,00 (2x R$ 210,00)*
  • À vista R$ 360,00: Público externo
  • O pagamento será mediante boleto bancário enviado por email;
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

*Caso o aluno tenha interesse em parcelar o curso, é necessário enviar um e-mail  para: frances.clusp@gmail.com

Desenvolver a compreensão leitora em língua francesa de textos de gêneros diversos (não literários).

Pré-requisitos

Apresentar o comprovante de matrícula em um curso universitário de graduação ou pós-graduação.