Português para Imigrantes - Preparatório para o exame Celpe-bras - Nível Avançado

Descrição do curso: Curso de língua portuguesa para estrangeiros, especificamente imigrantes ou refugiados, que necessitem desenvolver, fixar e praticar seus conhecimentos no idioma, visando a ampliar estruturas, campos vocabulares e tempos verbais que possibilitem comunicar-se sobre o universo do trabalho, visando a recapacitação profissional e  empreendedorismo; explorar aspectos da arte brasileira, bem como ideias de beleza e questões envolvendo gênero; desenvolver autonomia com relação às possibilidades de continuação da formação escolar e universitária no Brasil; prepara-se para o exame de proficiência Celpe-bras, por meio de reconhecimento da estrutura do exame e de suas atividades escritas e orais.

Objetivo: Fixar e desenvolver as noções linguísticas construídas no nível B2, visando à comunicação para interação social e exploração de aspectos profissionais, artísticos e culturais da sociedade brasileira; bem como à preparação para a realização do exame Celpe-bras.

Ministrante: Profa. Me. Paola de Souza Mandalá

Docente responsável:  Profa. Dra. Rosane de Sá Amado

Público-Alvo: Estrangeiros imigrantes ou refugiados, da comunidade interna e externa à USP, cujo nível de domínio da língua portuguesa seja intermediário  e que desejem continuar seus estudos para fixar os elementos dos níveis anteriores e aprimorar a comunicação e o conhecimento sobre cultura e sociedade brasileira.

Modalidade: Semestral/on-line

Vagas: 20

Programa do curso

Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas.

Para o aluno realizar o curso, ele deverá seguir as seguintes etapas:

Etapa 1: FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL

Preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL ONLINE que foi disponibilizado do dia 11/07/2022 10h até 29/07/2022 10h ou até as 20 vagas serem preenchidas.

Para se inscrever, clique aqui. - VAGAS ESGOTADAS

A ficha ficará disponível apenas enquanto houver vagas, por favor não insista;  O preenchimento da ficha de inscrição/teste de nível definirá a seleção e o nível do curso que o candidato poderá cursar; Dito isso, não se esqueça de preencher a ficha com atenção porque é através dela que o seu nível será definido pelo professor responsável pelo curso; É imprescindível que o candidato tenha preenchido a FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL ONLINE para ser inscrito no processo de seleção; Dito isso, alunos que se inscreverem no SISTEMA APOLO serão desclassificados.

Etapa 2: Resultado da FICHA DE INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL

Após o preenchimento da Ficha de Inscrição/Teste de Nível, após alguns dias, o candidato receberá um e-mail com o resultado, informando o nível obtido e a turma disponível.

Etapa 3: Aguarde até o INÍCIO DO CURSO

Após a divulgação do resultado do Teste de Nível, o candidato deve aguardar até a data de início do curso, no qual receberá todas as informações relacionadas ao funcionamento das aulas.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: portcl@usp.br

Início do Curso: 30/08/2022

Término do Curso: 11/10/2022

Horário:  Terças das 16h30 às 18h

Carga Horária: 10h

• Gratuito

Em caso de desistência enviar email para portcl@usp.br.

A devolução é realizada mediante o preenchimento de um formulário solicitado na secretária, que será enviado para a Tesouraria da FFLCH/USP, com prazo retorno  de 60 dias.

A devolução do valor do curso poderá ser feita até 10 dias depois do início do curso. Após esse período, não haverá devolução.

Nível pré-intermediário em língua portuguesa (B2)

Teste de nível

Teste de nível disponível para preenchimento on-line, no site do Centro Interdepartamental de Línguas, durante o período de inscrição: 11 a 29/07

Clique Aqui para acessar o formulário de inscrição/ teste de nível