NORMAS DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA


I. DAS APLICAÇÕES DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA PELO CIL/FFLCH-USP

São aplicados exames de proficiência em espanhol, francês, inglês, italiano e japonês apenas para os candidatos inscritos nos programas de pós-graduação da USP (mestrado e doutorado) que possuam termo de acordo de cooperação técnica firmado com o CIL/FFLCH-USP ou que pretendam inscrever-se no processo seletivo seguinte à data da prova. 

Também são aplicados exames de proficiência em português como língua estrangeira. 

Para verificar as especificidades dos exames de proficiência, verifique o edital do exame de proficiência correspondente ao seu PPG-USP na página de cada proficiência nos links a seguir: 

Espanhol: (https://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-de-espanhol)

Francês: (https://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-de-frances)

Inglês: (https://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-ingles)

Italiano: (https://clinguas.fflch.usp.br/node/32)

Japonês: (https://clinguas.fflch.usp.br/jap)

Português como Língua Estrangeira: (https://clinguas.fflch.usp.br/port)

O edital rege a aplicação de cada um dos exames de proficiência correspondentes. Cada edital contará com todas as informações relativas ao exame de proficiência em questão, a saber: datas do período de inscrição e da realização do exame; procedimentos para a inscrição; procedimentos para a realização da prova e critérios de avaliação e divulgação do resultado.

 

II. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA APLICADOS PELO CIL/FFLCH-USP

Para efetivar sua inscrição para os exames de proficiência aplicados pelo CIL/FFLCH-USP, o candidato deve:

Seguir rigorosamente os procedimentos e prazos de inscrição publicados no edital específico do exame que pretende realizar, publicado pelo Centro Interdepartamental de Línguas na página do idioma de interesse e preencher o formulário de inscrição online específico para o exame de proficiência que pretende prestar. Este formulário será disponibilizado na página da equipe de proficiência responsável na data e no horário publicados no edital correspondente ao exame.

Após o preenchimento do formulário online, o candidato será direcionado a outra página na qual terá acesso ao boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição. O candidato deve pagar o boleto da taxa no valor de R$ 90,00 (noventa reais) em até a data limite indicada e guardar o comprovante de pagamento para apresentar no dia da prova, no caso de aplicações de exames na modalidade presencial, ou para enviar na plataforma Moodle Extensão, no caso de aplicações de exames na modalidade online. 

O valor da taxa de inscrição não será reembolsado nem será considerado para qualquer exame futuro em quaisquer circunstâncias, salvo em casos de exames suspensos pelo CIL/FFLCH-USP.  

 

III. DA ISENÇÃO DA TAXA DE PAGAMENTO

Candidatos portadores de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal poderão solicitar a isenção de pagamento de taxa.

O candidato deverá enviar o formulário socioeconômico online com todos os anexos necessários durante o período das inscrições das respectivas proficiências:

Formulário de Isenção para proficiência de inglês, clique aqui 

Formulário de Isenção para proficiência de Espanhol, clique aqui

Formulário de Isenção para proficiência de Japonês, clique aqui 

Formulário de Isenção para proficiência de Francês, clique aqui 

Formulário de Isenção para proficiência de Italiano, clique aqui 

Formulário de Isenção para proficiência de Português, clique aqui

O envio do formulário deve acompanhar o anexo das seguintes documentações obrigatórias:

Comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal: submeter versão atualizada (dentro da vigência do Cadastro Único). Para acessar a Consulta Completa no site do Cadastro Único (https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home), é necessário fazer o login por meio da conta gov.br. Após digitar os seus dados, clique em mais opções>gerar comprovante.

Comprovante de desemprego (Carteira Profissional ou Cópia do Seguro Desemprego), ou comprovante de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (valor do salário mínimo federal). Caso o candidato seja bolsista, estagiário ou trabalhador autônomo, anexar declaração comprobatória emitida pela instituição correspondente.

O prazo para análise e resposta do pedido de isenção é de 7 dias úteis após a data de submissão do formulário socioeconômico. 

Cada candidato terá direito somente a uma isenção por ano, a contar da data do primeiro pedido. O deferimento do pedido dependerá da análise e aprovação dos documentos enviados. Uma vez indeferido o seu pedido, o candidato não poderá reapresentar pedido no mesmo processo.

Caso o candidato (que venha a ter seu pedido deferido) não compareça no dia da prova, não terá direito a uma nova solicitação de isenção no período de dois anos.

A isenção de taxa será concedida exclusivamente para a realização da prova em cujo edital se inscreveu. Caso o candidato não siga todos os procedimentos para dar continuidade à inscrição, a concessão de isenção NÃO migrará para uma prova futura.

 

IV. DOS MOTIVOS PARA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO OU DESCLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA APLICADOS PELO CIL/FFLCH-USP.

O candidato que não seguir rigorosamente os procedimentos e prazos de inscrição (publicados no edital específico do exame que pretende realizar e/ou publicados no site do CIL-FFLCH-USP) não terá sua inscrição efetivada e não poderá realizar o exame.

 O candidato que obtiver aprovação no exame de proficiência, não poderá se inscrever em uma nova prova do mesmo programa de pós-graduação durante o período de vigência do resultado (2 anos). Caso seja realizada uma nova inscrição, tal será indeferida. 

O candidato pode ser desclassificado nos exames aplicados na modalidade remota em caso de identificação de uso de dois ou mais logins ao mesmo tempo (o login será permitido em apenas um equipamento eletrônico) e, nos casos de provas que exigem a redação de textos para responder a questões abertas, se forem constatadas respostas idênticas entre dois ou mais candidatos.

O candidato que sair do exame antes do tempo mínimo de prova de 30 (trinta) minutos será desclassificado.

 

V. DA ESTRUTURA DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA APLICADOS PELO CIL/FFLCH-USP. 

Nos exames de proficiência em espanhol, francês, inglês, italiano e japonês, avalia-se a proficiência em leitura para os candidatos ao mestrado e doutorado. Alguns programas de pós-graduação solicitam a avaliação da proficiência em escrita para os candidatos ao doutorado.

No exame de proficiência em português como língua estrangeira, avalia-se não só a proficiência em leitura e em escrita, mas também a proficiência oral.

Nas páginas relativas aos exames de proficiência em espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português como língua estrangeira, há pelo menos um modelo para que o candidato tenha noção de sua estrutura.

Devido às especificidades da avaliação em cada língua estrangeira, o formato e o número de questões, a duração do exame e o uso de dicionário podem variar conforme o idioma do exame, inclusive os que são aplicados para o mesmo programa. Essas informações devem ser verificadas pelo candidato no edital específico.

 

VI. DA REALIZAÇÃO DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA APLICADOS NA MODALIDADE REMOTA

Para a realização dos exames de proficiência aplicados pelo CIL/FFLCH-USP na modalidade online ou remota, é indispensável o cadastro dos candidatos na plataforma Moodle Extensão (https://cursosextensao.usp.br/dashboard/).

Após a inscrição, os candidatos receberão por e-mail o arquivo de instruções gerais para a aplicação dos exames remotos. Caso não receba o e-mail com o arquivo, entre em contato com a equipe de proficiência correspondente à língua estrangeira que você realizará a prova para solicitar o arquivo para cadastro na plataforma Moodle Extensão. 

As provas são formatadas em conformidade com os recursos de navegação e edição disponíveis em computador (PC ou notebook). Portanto, o Centro Interdepartamental de Línguas não se responsabiliza pelo uso de outros dispositivos que, eventualmente, gerem problemas de configuração, formatação, limitação de navegação, salvamento de dados etc. Demais requisitos técnicos estarão disponíveis em edital. 

 

VII. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA

Para desempenho satisfatório nos exames, o CIL-FFLCH-USP considera o aproveitamento de no mínimo 70% do exame, mas a comissão coordenadora do programa de pós-graduação poderá adotar nota de corte diferenciada, segundo suas próprias especificidades. 

O resultado é enviado por e-mail à comissão coordenadora do programa de pós-graduação e pela equipe do Centro Interdepartamental de Línguas responsável pela aplicação do exame. 

É de responsabilidade da comissão coordenadora do programa de pós-graduação a divulgação do resultado aos candidatos.

Não há possibilidade de recurso para as questões de múltipla escolha. São aceitos pedidos de recorreção apenas para as questões dissertativas e/ou tradução.

Para os exames de proficiência em português como língua estrangeira, não há possibilidade de recurso para a parte oral. São aceitos pedidos de recorreção apenas para a parte escrita.

Para solicitar a recorreção, o candidato deve enviar um e-mail à respectiva equipe de proficiência, respeitando os procedimentos e prazos indicados no edital referente ao exame e/ou nas informações publicadas no site do CIL-FFCH-USP. 

 

VIII. DOS CONTATOS DAS EQUIPES DE PROFICIÊNCIA

As equipes de espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português como língua estrangeira atendem por e-mail. Seguem os e-mails de contato das equipes de proficiência: 

Equipe de proficiência em Espanhol: proficesp@usp.br 

Equipe de proficiência em Francês: proficfran@gmail.com

Equipe de proficiência em Italiano: proficita@gmail.com

Equipe de proficiência em Japonês: proficjap@usp.br

Equipe de proficiência em Português como língua estrangeira: clport@usp.br 

Equipe de proficiência em Inglês: clprofic@usp.br

A equipe de proficiência em Inglês também atende pelo telefone (11) 3091-2417. O atendimento por telefone está disponível de Segunda a Sexta das 12h até às 17h. 

As equipes de proficiência só atendem no período da tarde. O prazo para resposta de e-mails é variável de acordo com as demandas das equipes. Se após 3 dias úteis do envio de seu e-mail, ele permanecer sem resposta, reenvie seu e-mail.