Introdução à compreensão leitora em língua francesa

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

​​​​​​​                          RESULTADO DO SORTEIO: CLIQUE AQUI

RESULTADO DO SORTEIO (VAGAS REMANESCENTES) : CLIQUE AQUI

RESULTADO DO 2º SORTEIO (VAGAS REMANESCENTES) : CLIQUE AQUI

Ministrante: Profa. Dra. Mariza Pereira Zanini

Público-Alvo: Estudantes universitários em geral. Não é exigido nenhum conhecimento prévio de língua francesa.

Início do Curso: 05/10/2021

Término do Curso: 26/10/2021

Horário: 17h às 19h30

Dias da Semana: Terça e quinta-feira

Carga horária: 15h

Modalidade: A distância e remoto

​​​​​​​Para acessar o Programa do Curso completo, clique aqui.

Apresentação do curso

Propomos uma formação de nível introdutório, focada na descoberta e emprego de estratégias de leitura compreensiva em língua francesa. Tomamos como apoio teórico os estudos sobre a compreensão global dos textos e sobre a intercompreensão entre as línguas românicas. Nada mais frustrante e lento do que tentar uma compreensão leitora com base na tradução palavra-por-palavra. Mesmo o recurso a tradutores automáticos pode gerar grande frustração, pelas derrapagens de sentido apresentadas.

Nota-se, assim, que o leitor de língua portuguesa nem sempre tem consciência dos mecanismos e estratégias que emprega para a leitura em língua materna, estratégias essas que podem ser proveitosamente repassadas para a leitura em língua estrangeira em geral, e ainda mais para uma língua-irmã, como o francês. A competência de base gerada neste curso permitirá uma entrada de ataque nos textos em língua estrangeira fértil em hipóteses produtivas de compreensão, que poderão ser a seguir verificadas com o apoio de outras ferramentas.

Objetivos

Desenvolver estratégias iniciais de compreensão leitora em língua francesa; trabalhar o reconhecimento das estratégias empregadas na leitura em língua materna; introduzir o conceito e atividade de leitura global e a geração de hipóteses de compreensão; promover o acesso e valorização das transparências na compreensão entre português e francês; aprender a usar o dicionário de maneira produtiva para a compreensão leitora em língua francesa.

Justificativa

A justificativa da apresentação deste curso é a necessidade ou o desejo de realizar leituras em francês de estudantes das mais diferentes formações universitárias, tanto de graduação quanto de pós-graduação.  Diante da internacionalização de alguns cursos, essa proposta pode ser um primeiro passo na vida do estudante rumo a uma dedicação ainda maior para dominar este idioma estrangeiro.

Pré-requisitos Técnicos

Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;  computador com câmera e microfone;  e-mail USP ou Gmail para acesso ao Teams, Zoom ou Google Meet.

Pré-requisitos Linguísticos

Os participantes devem declarar-se desconhecedores do idioma francês

Valores: ​​​​​​​

• À vista R$ 132,00: Alunos de graduação, pós graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP e terceira idade.
  • À vista R$ 240,00: Estagiários e bolsistas não alunos USP
  • À vista R$ 360,00: Público externo
  • Oferecemos 2 bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento do questionário socioeconômico e concorrer a uma delas CLIQUE AQUI.
  • O questionário deverá ser enviado para frances.clusp@gmail.com durante o período em que as matrículas estiverem abertas.

*Caso o aluno tenha interesse em parcelar o curso, é necessário enviar um e-mail para: frances.clusp@gmail.com e informar.​​​​​​​

Vagas: 20 VAGAS​​​​​​​

Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado!

​​​​​​​Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados mediante a pagamento do boleto bancário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------