Inglês para Leitura de Textos Acadêmicos - Nível I - Turma 3 (Presencial)

Descrição do curso: A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação científica é atualmente exigida nos programas de pós-graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós-graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura.  Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos.

Ministrante: Profa. Nívia Maria Rodrigues Fernandes Marcello

Público-Alvo:  Comunidade USP: Aluno de Graduação, pós-graduação, funcionários e docentes. (vínculo ativo).

Caso sobrem vagas, público externo.

Público externo: Terceira Idade e graduados, graduandos e pós-graduandos de outras universidades.

Vagas: 15 vagas

Modalidade: Aulas presenciais

Para acessar o Programa do Curso (CLIQUE AQUI).

Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas.

Inscrição no Apolo: 05/07/2022 às 10h até 06/07/2022 às 10h

Sorteio das vagas e envio dos boletos: 07/07/2022

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;
  5. Digitar o CPF para começar o processo de inscrição.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: ingles.clusp@gmail.com

Vagas Remanescentes

Período de inscrição: 02/08/2022 às 10h até 03/08/2022 às 10h

Nº de Vagas Remanescentes: 6

Formulário de inscrição: https://clinguas.fflch.usp.br/form/leitura-de-textos-academicos-1

Lista de espera: Classificação

O formulário será fechado automaticamente quando as vagas remanescentes forem preenchidas, mesmo que o período de inscrição não tenha sido finalizado.

Antes de se inscrever, leia atentamente as seguintes informações:

• Não se inscreva em um curso caso você não tenha total interesse, leia atentamente as informações na página respectiva do curso antes de se inscrever;
  • A inscrição é por ordem de chegada, sendo que os 6 primeiros serão selecionados e outros 6 entrarão na lista de espera;
  • O número de inscrições no formulário é limitado à 12 inscrições - (dobro do número de vagas remanescentes).
  • Em caso de desistência ou não pagamento da taxa de matrícula será encaminhado um e-mail para os inscritos que estão na lista de espera.
  • Todos os nossos cursos são pagos, ou seja, a vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula, o preenchimento do formulário não é garantia de ingresso no curso;
  • O boleto será enviado por e-mail no dia 04/08/2022;
  • Você só pode se inscrever em um curso de seu interesse.
Período de Curso

Início do Curso: 23/08/2022

Término do Curso: 13/12/2022

Horário: 12h - 15h

Carga Horária: 45 horas

Dias da Semana: Terça-feira

R$ 180,00 à vista - Alunos de graduação, pós graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP, bem como terceira idade.

R$ 480,00 à vista ou R$ 540,00 em 2x de R$ 270,00 a prazo - Público externo (para parcelamento, enviar e-mail).

Em caso de desistência enviar e-mail para ingles.clusp@gmail.com

A devolução é realizada mediante o preenchimento de um formulário solicitado na secretária, que será enviado para a Tesouraria da FFLCH/USP, com prazo retorno  de 60 dias.

A devolução do valor do curso poderá ser feita até 10 dias depois do início do curso. Após esse período, não haverá devolução.

Ao final deste curso, os alunos serão capazes de:
- Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido.
- Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele.
- Inferir ou pesquisar significado de palavras desconhecidas.
- Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, base de dados eletrônicas etc.
- Praticar estratégias de leitura no nível de compreensão geral, pontos específicos  e detalhada.
- Reconhecer os mecanismos de coesão e coerência textuais.
- Identificar os tempos verbais presentes em textos de naturezas diferentes.

Alunos USP, funcionários (campi de São Paulo e interior) – ser graduando, graduado ou pós-graduando.

Público externo – ser graduando, graduado e aluno da pós-graduação.