​​​​​

Descrição do curso: Iniciação à teoria e prática da arte tradicional de caligrafia japonesa, chamado Shodô (Caminho da Escrita) em japonês, através da experiência da escrita com uso de pincel e nanquim. Originariamente criado na China, shodô abarca escrita de não somente ideogramas, mas também hiragana e katakana, fonogramas criados no Japão antes do século X, no início do período Heian. O curso, apesar de introdutório, será de grande valia para os alunos de habilitação em Japonês sentirem de perto a escrita que tem sistema muito diferente do alfabeto romano e a caligrafia que carrega uma cultura de longa data. Apesar de seu histórico, a caligrafia ainda hoje se pratica no Japão, integrada na grade curricular do ensino fundamental, assim como uma das atividades culturais praticadas no país.

Objetivo:

• O curso tem por intuito levar o aluno à compreensão do universo de shodô na cultura japonesa, através da experiência prática de escrita com o uso de pincel.
  • Com uso de pincel e nanquim e outros utensílios próprios, o curso foi pensado sobretudo para os estudantes de graduação de Letras, habilitação Japonês ou Japonês/português experienciarem o shodô, de modo a conhecerem as noções básicas da arte da caligrafia japonesa, assim como a evolução dos caracteres chineses para criação de kana.

Ministrante: Professor Misao Kobayashi (nome artístico: Getsusen Kobayashi)

Público-Alvo: Alunos de graduação em Letras - habilitação Japonês e de outros cursos, desde que tenham noção de hiragana, katakana e kanji.

Modalidade: Presencial

Vagas: 15*
*12 vagas para alunos de habilitação – Japonês Letras USP, com conhecimento de kana e kanji
*3 vagas para alunos do CIL (público externo) e/ou de cursos da USP que não sejam de habilitação em Japonês, com conhecimento de kana e kanji

Vagas Remanescentes: Se houver, serão divulgadas através das redes sociais.

Informação relevante: Não há necessidade de trazer os materiais.

Programa do Curso

Inscrição no site: 18/04 às 10h até 20/04 às 10h* (*prorrogado devido ao problema do formulário de inscrição)

Para se inscrever, clique aqui (Alunos Japonês USP).

Para se inscrever, clique aqui (Alunos USP ou externo).

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: japcl@usp.br

Início do Curso: 05/05/2023

Término do Curso: 26/05/2023

Horário: 15h às 18h

Dia da Semana: Sextas

Carga Horária: 12h

*Caso o aluno tenha interesse em parcelar o curso, é necessário enviar um email para: japcl@usp.br

Em caso de desistência enviar email para japcl@usp.br

A devolução é realizada mediante o preenchimento de um formulário solicitado na secretária, que será enviado para a Tesouraria da FFLCH/USP, com prazo retorno  de 60 dias.

A devolução do valor do curso só poderá ser requisitada dentro da primeira semana de aula. Após esse período, não haverá devolução.

- Estudantes de graduação do curso de Letras, habilitação Japonês ou Japonês/Português com conhecimento de kana e de kanji

- Estudantes de demais cursos e ou unidades, mas com conhecimento de kana e kanji

Teste de nível

- Não há, mas é necessário ter bom conhecimento de kana, assim como de kanji, para melhor aproveitamento.

FOTOS DAS AULAS:

Foto de segunda aula de ShodôFoto de segunda aula de Shodô - 2° aula