Dados do curso

Descrição do curso: Os objetivos deste curso são de promover espaço para discussão teórica sobre a leitura e seu ensino em contexto de língua estrangeira e, concomitantemente, também promover a reflexão sobre as implicações práticas dessa discussão em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. A articulação desse binômio de teoria e prática e o estímulo às trocas de experiências entre os participantes do curso visam possibilitar com que estudantes e docentes possam analisar e elaborar atividades de leitura nesse contexto de aprendizagem à luz das discussões teóricas empreendidas. Dessa forma, em alguns encontros, os participantes serão convidados a discutir com base na bibliografia selecionada e, em outros, refletir sobre os modelos de atividades didáticas apresentadas a fim de elaborar, em pequenos grupos, atividades didáticas a serem utilizadas em seu contexto de atuação, visando à interação entre seus aprendizes. Nosso intuito é fomentar a discussão sobre a leitura em sala de aula de língua estrangeira, potencializando ao máximo a articulação entre as dimensões teóricas e práticas nesta proposta de formação.

Ministrante: Rita Jover-Faleiros (UNIFESP)

Coordenadora do curso: Profª Drª Heloísa Brito de Albuquerque Costa

Público Alvo: Professores de línguas; estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de  Letras/Educação/Linguística.

Modalidade: Presencial

Vagas: 20

Programa do curso

Informação Relevante: A proficiência em leitora em francês é desejável. O curso será ministrado em português.

Período de inscrições

Atenção! As inscrições do curso não são por ordem de chegada.
Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas.

Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
Não tire a oportunidade de outro interessado! 
Todos os aprovados (75% de frequência mínima - 7,0 de média) terão certificados.


 

Inscrição no Apolo: 04/04/2023 às 10h até 05/04/2023 às 10h

Inscrição no Apolo (VAGAS REMANESCENTES): 12/04/2023 às 10h até 14/04/2023 às 10h

Sorteio das vagas e envio dos boletos: 17/04/2023


Tutorial com imagens, CLIQUE AQUI.

INSCRIÇÕES:

  1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;
  2. No canto superior esquerdo acessar Inscrição On-line > fazer inscrição;
  3. No campo Unidade selecionar "Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas";
  4. Selecionar o curso dentre os cursos disponíveis para inscrição on-line; e
  5. Digitar o CPF para começar o processo de inscrição.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: frances.clusp@gmail.com

Período do curso

Início do Curso: 28/04/2023

Término do Curso: 26/05/2023

Horário: 13h30 às 16h30

Dias da Semana: Sextas-feiras

Carga horária15h

Valores
R$ 132,00 à vista - Alunos de graduação, pós-graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP, e público da terceira idade.
R$ 240,00 à vista - Estagiários e bolsistas não alunos USP
R$ 360,00 à vista ou R$ 420,00 em 2x de R$ 210,00 a prazo - Público externo (para parcelamento, enviar e-mail).  
  • O pagamento será mediante boleto bancário enviado por email;
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
Objetivo

- Possibilitar a integração entre aspectos teóricos e práticos no que tange à formação inicial (discentes em formação) e continuada (professores), especificamente no tocante à elaboração de atividades de leitura em língua estrangeira.

- Favorecer o trabalho colaborativo entre professores e discentes em formação por meio da discussão e elaboração de atividades didáticas; fomentar a troca de experiências no que tange ao trabalho relacionado à leitura em sala de aula de línguas; evidenciar o papel preponderante que ocupam as atividades didáticas no que concerne à leitura entre os aprendentes; sensibilizar os participantes do curso para a necessidade de se ensinar a leitura em língua estrangeira (LE) a partir de um construto teórico que subsidie essa prática de maneira a conhecer as especificidades desse contexto específico de ensino e de aprendizagem, potencializando seu desenvolvimento.

Pré-requisitos

- Ser professor de línguas ou aluno regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação em Letras, Educação ou Linguística.