Inglês para Escrita Acadêmica (Curso Remoto)

Notas e Frequências

Inglês para Escrita Acadêmica (Curso Remoto)

Dados do Curso:

Descrição de curso: Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente por pós-graduandos é a utilização do inglês para a redação de textos científicos. Este curso pretende discutir  os problemas comuns que aparecem na redação de textos científicos  e apresentar estratégias para  melhorar suas habilidades escritas na língua inglesa.

Ministrante: Profa. Nívia Marcello

Público-Alvo: Alunos de pós-graduação e docentes USP, além de alunos de pós-graduação de outras instituições.

Número de vagas: 30 Vagas

Modalidade: Aulas remotas síncronas

Para acessar o Programa do Curso (CLIQUE AQUI)

Teste de Nível:

Data da videoconferência: 01 de fevereiro às 10h

Link da videoconferência:  meet.google.com/nna-ghbn-gvu

Período de Inscrições:

Período de Inscrições: Das 10h do dia 07/02/2022 às 17h do dia 08/02/2022. A inscrição será realizada no Sistema Apolo.

Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas no dia 09/02/2022 para preencher a quantidade prevista (30 Vagas).

Sorteio das bolsas e envio dos boletos: 09/02/2022

Recomendamos que o candidato não faça matrícula sem a certeza de que irá seguir as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado!
Todos os aprovados (75% de frequência mínima e 7,0 de média final) terão certificados.

Período do Curso

Início do Curso: 24/03/2022

Término do Curso: 21/07/2022

Horário: 8h - 10h

Dia da Semana: Quinta-feira

Valores:

Público USP: R$ 156,00 à vista - Alunos de graduação, pós graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP, bem como terceira idade.

Público externo: R$ 420,00 à vista ou R$ 480,00 em 2x de R$ 240,00 a prazo - (para parcelamento, enviar e-mail).

O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.

Devolução do valor do curso poderá ser feita até a segunda semana de início do curso. Após esse período, não haverá devolução. Obs.: A devolução é realizada pela tesouraria da FFLCH, com prazo de 20 a 30 dias.

O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula. Oferecemos 3 bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento de questionário socioeconômico (CLIQUE AQUI)

Questionário socioeconômico: deverá ser enviado para inglescl@usp.br durante o período em que as inscrições para o curso estiverem abertas no Sistema Apolo.

Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos. Além de redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa.

Justificativa

O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo.  As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa.  Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso Inglês para Escrita Acadêmica, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa.

Pré-requisitos Técnicos

Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;  computador com câmera e microfone;  e-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Pré-requisitos Linguísticos

O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu:

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.