Inglês para Escrita Acadêmica – Tópicos Específicos (Curso Remoto)

Notas e Frequências

Inglês para Escrita Acadêmica – Tópicos Específicos (Curso Remoto)

Dados do curso

Descrição do curso: Este curso, essencialmente prático, contribui para o aprimoramento do inglês para escrita acadêmica  do  aluno de pós-graduação  e  o habilita a escrever com mais desenvoltura e segurança. O gênero focado é o de artigo científico.

Ministrante: Profa. Nívia Marcello

Público-Alvo: Este curso, essencialmente prático, contribui para o aprimoramento do inglês para escrita acadêmica  do  aluno de pós-graduação  e  o habilita a escrever com mais desenvoltura e segurança. O gênero focado é o de artigo científico.

Vagas: 30 Vagas

Modalidade: Aulas remotas síncronas

Para acessar o Programa do Curso (CLIQUE AQUI)

Período de Inscrições

Inicio: 10h do dia 07/02/2022 às

Termino: 17h do dia 08/02/2022.

Teste de Nível:

Data da videoconferência: 01 de fevereiro às 10h

Link da videoconferência: meet.google.com/nna-ghbn-gvu

Sorteio das bolsas e envio dos boletos: 09/02/2022

A inscrição será realizada no Sistema Apolo

CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo. No canto superior esquerdo, acessar Inscrição on-line > fazer inscrição. No campo Unidade, selecionar "Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas". Selecionar o curso dentre os cursos disponíveis para inscrição on-line. Digitar o CPF para começar o processo de inscrição.

Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas no dia 09/02/2022 para preencher a quantidade prevista (30 Vagas).

Recomendamos que o candidato não faça matrícula sem a certeza de que irá seguir as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado!
Todos os aprovados (75% de frequência mínima e 7,0 de média final) terão certificados.

Período do Curso

Início do Curso: 24/03/2022

Término do Curso: 21/07/2022

Horário: 10h - 12h

Dia da Semana: Quinta-feira

R$ 156,00 à vista - Alunos de graduação, pós-graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP, e público da terceira idade.

R$ 420,00 à vista ou R$ 480,00 em 2x de R$ 240,00 a prazo - Público externo (para parcelamento, enviar e-mail).

O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.

Devolução do valor do curso poderá ser feita até a segunda semana do início do curso. Após esse período, não haverá devolução.

Obs.: Devolução realizada pela tesouraria da FFLCH, com prazo de 20 a 30 dias. O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula. Oferecemos 3 bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento de questionário socioeconômico (CLIQUE AQUI)  O questionário socioeconômico deverá ser enviado para inglescl@usp.br durante o período em que as inscrições para o curso estiverem abertas no Sistema Apolo.

Objetivos

Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de estruturas gramaticais e de tópicos específicos focado no gênero acadêmico-científico, e   suas seções mais típicas:   resumo, introdução, método, resultados e discussão/conclusão.
Analisar e reescrever trechos de textos acadêmicos, realizar prática de escrita com estruturas específicas, redigir  e revisar textos.

Justificativa

Os alunos de pós-graduação e os  pesquisadores da universidade divulgam o conhecimento científico produzido em periódicos internacionais e a competência da escrita em língua   inglesa é primordial. O curso  “Inglês para escrita acadêmica – tópicos específicos”  proporciona subsídios e orientações para a consolidação do inglês na habilidade escrita.

Pré-requisitos Técnicos

Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
Computador com câmera e microfone;
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Pré-requisitos Linguísticos

O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu:

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.