Inglês em Contexto Acadêmico (Curso Remoto)

Dados do Curso

Descrição do curso: Este curso é destinado a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo, que necessitam aprimorar o uso do inglês para participação em diferentes eventos acadêmicos, tais como apresentação de trabalhos em congressos, produção de resumos acadêmicos, interação com estrangeiros, exposição de ideias em grupos de pesquisa, entre outros eventos comunicativos relevantes.

Ministrante: Profa. Dra. Angela Corte

Público-Alvo: Alunos USP de graduação e pós-graduação. As vagas remanescentes serão preenchidas por público externo.

Número de vagas: 30 vagas

Vagas remanescentes: 12 vagas e com inscrições nesta página.

Modalidade: Aulas remotas síncronas

Atenção: O curso será ministrado em inglês.

Para acessar o Programa do Curso (CLIQUE AQUI)

Período de Inscrições

Início: 10h do dia 27/01/2022

Término: 17h do dia 28/01/2022

Sorteio das bolsas e envio dos boletos: 31/01/2022

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo.

2. No canto superior esquerdo, acessar Inscrição on-line > fazer inscrição.

3. No campo Unidade, selecionar "Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas".

4. Selecionar o curso dentre os cursos disponíveis para inscrição on-line.

Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas no dia 31/01/2022 para preencher a quantidade prevista (30 Vagas).

Recomendamos que o candidato não faça matrícula sem a certeza de que irá seguir as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado!
Todos os aprovados (75% de frequência mínima 7,0 de média final) terão certificados.

Período do Curso

Início do Curso: 21/03/2022

Término do Curso: 06/07/2022

Horário: 12h - 13h40

Dias da Semana: Segunda-feira e Quarta-feira

Carga Horária: 50 horas

R$ 204,00 à vista - Alunos de graduação, pós-graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP, e público de terceira idade.

R$ 576,00 à vista ou R$ 636,00 em 2x de R$ 318,00 a prazo - Público externo (para parcelamento, enviar e-mail).

O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.

Devolução do valor do curso poderá ser feita até 10 dias após o início do curso. Após esse período, não haverá devolução. Obs.: Devolução realizada pela tesouraria da FFLCH, com prazo de 20 a 30 dias.

O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

Oferecemos 3 bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento de questionário socioeconômico (CLIQUE AQUI)

O questionário socioeconômico deverá ser enviado para inglescl@usp.br durante o período em que as inscrições para o curso estiverem abertas no Sistema Apolo.

Desenvolver a competência comunicativa (ouvir, falar, ler e escrever) em nível de usuário independente e avançado de língua inglesa, em eventos comunicativos orais e escritos em contextos acadêmicos.

a. desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o término do curso formal.

b. ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico.

c. integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico.

d. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.

Pré-requisitos técnicos

Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;

Computador com câmera, que deverá estar ligada durante os encontros no Google Meet, e microfone para a participação oral;

E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Pré-Requisitos Linguísticos

1. Ter sido aprovado no curso Inglês para Aprimoramento de Competências Múltiplas ou no curso de Inglês para Prática Comunicativa 4.

2. Ter sido aprovado no curso Inglês para a Prática Comunicativa 3 ou Inglês para Graduandos – Nível 3.

3. Possuir certificados que comprovem o nível linguístico mínimo necessário para acompanhamento das aulas;

4. Ter, no mínimo, o nível de conhecimento linguístico intermediário inicial (nível B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR., isto é, o aluno deverá ser capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.., lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo, bem como capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

5. Em relação ao público externo, além do conhecimento mínimo de inglês, mencionado no item 4, os alunos devem ainda estar matriculados em um curso superior ou ter curso superior completo