Descrição do curso: Nesta primeira parte do Preparatório para N3 do JLPT, o aluno é bombardeado com listas de vocabulário e de logogramas (Kanji) necessários para este nível. Trabalha-se a aquisição e a sensibilização no vocabulário e nas estruturas gramaticais, além de trabalhar o tempo na leitura de textos curtos e sensibilizar a parte auditiva.

Objetivo:

• Complementar os cursos do Ciclo Básico de japonês do Centro de Línguas e as disciplinas de língua japonesa da graduação - Letras;
  • Preparar para prestar o Exame de Proficiência em Língua Japonesa N3;
  • Aumentar o vocabulário e logogramas (Kanji), seu uso adequado e contextualizado;
  • Familiarizar-se com os pontos culturais do cotidiano japonês inerentes nas estruturas da língua japonesa;
  • Aprender a lidar com o tempo (atividades cronometradas) para a resolução dos problemas.

Ministrante: Liliana Yurie Masuda Oda

Público-Alvo: 1. comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes com conhecimento mínimo de N4 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT);

2. público em geral: universitários ou acima de 17 anos com conhecimento mínimo de N4 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT).

Modalidade: Presencial

Vagas: 18

Vagas Remanescentes: Se houver, serão divulgadas através das redes sociais.

Informação relevante: O aluno deverá estar ciente de que o conhecimento bem estruturado do conteúdo dos níveis anteriores (N5-N4) é imprescindível para o razoável acompanhamento do curso inteiro (Parte 1 e Parte 2).

Programa do Curso

Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.

Inscrição no Apolo:  21/02 às 10:00 até 22/02 às 10:00 (Aprovados no teste de nível*)

*Aqueles que se inscreverem no sistema Apolo e não fizerem o teste de nível deverão, obrigatoriamente, enviar por e-mail um certificado do nível N4 dos anos de 2023 ou 2022, no máximo.

Vagas remanescentes: A inscrição no curso será feita automaticamente para os alunos aprovados no teste de nível, basta inscrever-se para o teste de nível.

Tutorial com imagens, CLIQUE AQUI.

INSCRIÇÕES:

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;
  2. No canto superior esquerdo acessar Inscrição On-line > fazer inscrição;
  3. No campo Unidade selecionar "Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas";
  4. Selecionar o curso dentre os cursos disponíveis para inscrição on-line; e

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: japcl@usp.br

Período do curso

Início do Curso: 04/03/2024

Término do Curso: 10/06/2024

Horário: 16h - 18h

Dia da Semana: Segundas e quartas-feiras

Carga Horária: 52h

• Teste de nível: R$ 25,00 à vista

Alunos de graduação, pósgraduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP à vista R$ 204,00

Estagiários e monitores bolsistas da USP (alunos de outras universidades) -
alunos especiais Stricto e latu senso e de especialização

à vista R$ 360,00
 1ª parcela R$ 210,00
 2ª parcela R$ 210,00
Total a prazo R$ 420,00
Terceira Idade à vista R$ 204,00

Sem vínculo com a Universidade

à vista R$ 576,00
 1ª parcela R$ 318,00
 2ª parcela R$ 318,00
 Total a prazo R$ 636,00

*Caso o aluno tenha interesse em parcelar o curso, é necessário enviar um email para: japcl@usp.br

Desistência

Em caso de desistência, envie um e-mail para clinguas@usp.br ou japcl@usp.br

A devolução será processada após o preenchimento de um formulário solicitado na secretaria, o qual será encaminhado para a Tesouraria da FFLCH/USP, com um prazo de retorno de 60 dias.

Formulário de Devolução (Clique Aqui)

!!!ATENÇÃO!!!

A devolução do valor do curso só poderá ser efetuada antes do início do curso oferecido pelo Centro de Línguas.

NÃO SERÃO ACEITOS PEDIDOS DE DEVOLUÇÃO APÓS O INÍCIO DOS CURSOS OFERECIDOS PELO CENTRO DE LÍNGUAS

Obs.: Casos excepcionais serão analisados pela Centro de Línguas, desde que devidamente justificados.

Pré-Requisitos

- Comprovar o conhecimento de N4 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT), apresentando o certificado/atestado de aprovação emitido nas últimas 3 edições da prova (jan/2022, jul/2022 ou jan/2023);

ou

- Ser aprovado no teste de nível do Centro de Línguas para comprovar o conhecimento de N4 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT).

Teste de nível

Obrigatório para Alunos Novos (*É possível se inscrever por e-mail, sem a necessidade de fazer o teste de nível, àqueles que obtiverem um certificado do nível N4 das edições mais recentes: dezembro de 2022, julho de 2023 e dezembro de 2023. Basta enviá-lo para o e-mail japones.clusp@gmail.com junto com seu número USP e/ou CPF - válido para alunos internos da universidade e público externo)

Perido de Envio de Certificado ou comprovante do N4: Até 28/02.

Inscrição para Teste de Nível: 22/02, às 10h, até 28/02, às 10h. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

Teste de nível: 29/02 das 16h às 18h.

Local: Sala 15 - Casa de Cultura Japonesa - FFLCH - USP

Divulgação do resultado: Até 01º/03 (Os alunos aprovados serão automaticamente matriculados para o curso e os boletos serão enviados por e-mail)

Resultado do 1º teste de nível (19/02): CLIQUE AQUI.

Resultado do 2º teste de nível (29/02): CLIQUE AQUI.