A metodologia ativa: 'Pedagogia de projetos' para professores de línguas estrangeiras: reflexões e práticas

Descrição do curso: O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras nos Centros de Estudos da rede pública do estado de São Paulo, nas escolas de línguas estrangeiras e em outros contextos apoiam-se em princípios que buscam favorecer a participação ativa dos alunos para o desenvolvimento de competências orais e escritas. O relato de professores que atuam nessas instituições e que desenvolvem projetos coletivos com seus grupos aponta para o grande interesse que os alunos demonstram em investigar, problematizar, pesquisar e produzir textos orais e escritos relacionados a temáticas gerais que estão muito presentes em seu cotidiano. Tratam-se de projetos relacionados à presença das línguas estrangeiras na sociedade, a temas culturais que envolvem uma ou mais línguas, temáticas mais ampla como as canções, filmes, reportagens, difundidos por meio digitais para conhecer como se expressam os falantes de uma ou mais línguas e as relações interculturais com a nossa língua materna. Enfim, uma série de proposições que tomam a forma de projetos pedagógicos.

Este curso tem por objetivo propor a reflexão sobre as etapas didático- metodológicas que orientam esses projetos à luz das publicações sobre as Metodologias Ativas, sendo que uma de suas modalidades é a “Pedagogia de Projetos”, também conhecida como “Aprendizagem com base em Projetos”. (MATTAR, 2017)

Ministrante: Profª. Dra. Heloisa Brito de Albuquerque Costa (FFLCH-USP)

Ministrante: Prof. Ms. Tiago Sbarai (professor externo)

Público-Alvo: Professores de língua estrangeira. Professores de rede pública dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de SP (CEL). E interessados em geral.

Vagas: 25 VAGAS

Modalidade: A distância e remoto - Moodle, Google Meet e/ou Zoom

Para acessar o Programa do Curso completo, clique aqui.

- O curso será ministrado via ensino remoto e a metodologia adotada será exposição dialogada e trabalhos em pequenos grupos.
- O curso será ministrado em português.

Início: 10h do dia 18/04/2022

Término: 17h do dia 19/04/2022

Sorteio das bolsas e envio dos boletos: 20/04/2022

1. CLIQUE AQUI para acessar o sistema Apolo;
  5. Digitar o CPF para começar o processo de inscrição.

Embora todas as inscrições realizadas sejam aceitas no sistema, as vagas serão sorteadas no dia 20/04/2022.

Início do Curso: 28/04/2022

Término do Curso: 26/05/2022

Horário: 13h30 às 15h30

Dia da Semana: Q

Carga Horária:

• À vista R$ 132,00: Alunos de graduação, pós graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP e terceira idade.
  • À vista R$ 240,00: Estagiários e bolsistas não alunos USP ou à prazo R$ 420,00 (2x R$ 210,00)*
  • À vista R$ 360,00: Público externo

O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.

Devolução do valor do curso poderá ser feita até 10 dias após o início do curso. Após esse período, não haverá devolução. Obs.: Devolução realizada pela tesouraria da FFLCH, com prazo de 20 a 30 dias.

O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

Oferecemos 3 (três) bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento do Questionário Socioeconômico e concorrer a uma delas CLIQUE AQUI (necessário ser preenchido e enviado no período de inscrições).

O questionário deverá ser enviado para frances.clusp@gmail.com durante o período em que as matrículas estiverem abertas.

*Caso o aluno tenha interesse em parcelar o curso, é necessário enviar um e-mail  para: frances.clusp@gmail.com

Objetivo

• Refletir sobre os procedimentos didático-metodológicos para desenvolver a metodologia ativa “Pedagogia de projetos”;
  • Refletir sobre o que são Metodologias Ativas;
  • Refletir sobre o que é a “Pedagogia de Projetos ”aplicada ao ensino de línguas estrangeiras;
  • Desenvolver as etapas para elaborar projetos para o contexto de ensino e aprendizagem de línguas.

Pré-requisitos

Ser professor de línguas estrangeiras.