Editais e APROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES
Antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do exame referente ao programa de pós-graduação de seu interesse disponibilizado no campo ANEXO no final desta página.
Antes de finalizar a sua inscrição, faça uma revisão de todos os campos do formulário para que nenhuma informação fique incorreta e não haja indeferimento de sua inscrição.
Após o preenchimento do formulário, o candidato será direcionado a outra página na qual terá acesso ao boleto gerado. Para maiores informações, acesse o arquivo Como Acessar o Boleto (clique aqui). Salve o boleto em seu computador e imprima-o a fim de efetuar o pagamento até a data estipulada em edital.
ATENÇÃO: com o novo sistema de inscrição online, NÃO é mais possível a emissão de 2ª via do boleto gerado nem o pagamento do mesmo após a data limite estipulada em edital.
Confirmação de inscrição:
Somente após o término do período de inscrição, todos os candidatos inscritos receberão um email de confirmação enviado pela Equipe de Proficiência em Japonês, informando o local e o horário bem como as instruções para o dia do exame.
Informações adicionais:
Para informações adicionais sobre os exames de proficiência aplicados pelo Centro Interdepartamental de Línguas, acesse as Normas dos Exames de Proficiência (clique aqui).exos
Editais e Anexos
- EDITAIS
-
2025
Exame de abril
Edital 2504 Letras (remoto)
Exame de setembro
Edital 2509 Letras (remoto)
2024
Exame de abril
Edital 2404 Letras (remoto) FINALIZADO
Exame de setembro
Edital 2409 Letras (remoto) FINALIZADO
- MODELOS E TIPOS DE PROVA
Modelo de prova
- CLIQUE AQUI PARA INSCREVER-SE
- Edital 2504 Letras FORMULÁRIO
- Onde eu vejo o resultado da minha prova?
-
Os resultados são enviados à Secretaria de Pós-Graduação de seu Programa/Instituto/Faculdade na data prevista em edital. A divulgação dos resultados é de exclusiva responsabilidade da Secretaria de Pós-Graduação.
- Onde eu vejo o gabarito da prova que fiz?
-
Caso sua prova tenha ocorrido na modalidade presencial, o gabarito pode ser encontrado no tópico "Gabaritos dos Exames" na aba "Editais e Anexos".
Caso a prova tenha ocorrido na modalidade remota, não há a divulgação de gabarito. - Posso enviar meu comprovante de pagamento por e-mail?
-
Não.
Caso sua prova seja na modalidade presencial, o comprovante de pagamento deverá ser apresentado antes da entrada na sala de prova. Serão aceitos comprovantes impressos e também no celular.
Sim.
Já em caso de sua prova ser na modalidade remota, o comprovante de pagamento deverá ser enviado por e-mail para a Equipe de Proficiência em Japonês até a data estipulada no edital, pois isso confirmaria a sua inscrição.
As instruções para acesso à Plataforma são enviadas após o envio do comprovante. Caso não as tenha recebido, verifique sua caixa de spam. Se ainda assim não as encontrar, entre em contato. - Como faço para conseguir um certificado de proficiência da prova que fiz?
-
Não há emissão de certificados ou atestados pela Proficiência, pois as provas tem caráter interno, exclusivo entre os Programas de Pós-graduação (USP) e o Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP.
- Quanto eu preciso tirar para passar na prova?
-
Conforme as Normas dos Exames de Proficiência: modalidade digital:
O CIL/FFLCH-USP adota como critério de aprovação 70% de acertos.
Consulte o Programa de Pós-graduação que deseja ingressar para se informar se adotam critério de aprovação diferenciado.
- Quando vou receber a senha para realizar a prova?
-
Caso a prova seja na modalidade remota, a senha será enviada até 24 horas ANTES do exame a todos os candidatos que receberam um e-mail de confirmação da Equipe de Proficiência em Japonês.
- Quando vou receber a confirmação do local da prova?
-
Somente após o término do período de inscrição, os candidatos receberão um e-mail de confirmação enviado pela Equipe de Proficiência em Japonês, com as informações sobre o local e o horário bem como as instruções para o dia do exame.
- Como sei se a minha inscrição foi finalizada?
-
Após o envio do comprovante de pagamento do boleto, um e-mail de confirmação é enviado ao e-mail cadastrado. Caso você não o tenha recebido, verifique sua caixa de spam.
Outro modo de saber que sua inscrição foi finalizada é o boleto. A geração e pagamento do boleto é a confirmação de sua inscrição.
- Não consigo me inscrever, aparece "O CPF informado já está inscrito neste processo". E agora?
-
Se o seu CPF já está no sistema, sua inscrição foi feita. Por favor, siga o passo a passo abaixo:
Por favor, siga o passo a passo abaixo:
Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp
Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")
Clicar em "Buscar"
Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"
Salvar ou imprimir o boleto
Se a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" aparecer, verifique se o campo "data de vencimento" consta como: 01/01/2023 a 01/01/2024.
- Não consigo achar meu boleto. E agora?
-
Por favor, siga o passo a passo abaixo:
Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp
Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")
Clicar em "Buscar"
Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"
Salvar ou imprimir o boleto
Se a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" aparecer, verifique se o campo "data de vencimento" consta como: 01/01/2023 a 01/01/2024.
Caso tenha feito a inscrição e mesmo assim seu boleto não aparece no MercurioWeb, tire uma captura de tela que informe dia e horário e envie para clprofic@usp.br de imediato. Problemas relatados após o fechamento do formulário NÃO serão considerados.
- Meu boleto venceu. Vocês podem mandar outro?
-
"NÃO há emissão de 2ª via do boleto gerado;" (vide editais).
Verifique a situação de seu boleto no MercurioWeb, conforme passo a passo no item anterior.
Caso ele conste como "emitido", ainda é possível realizar seu pagamento.
Caso conste como "cancelado", não é mais possível.
Esse processo que depende do sistema, e não da Equipe de Proficiência em Inglês do CIL.
- Posso solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição?
-
O candidato que não tiver como realizar o pagamento da taxa de inscrição pode solicitar isenção. Para tanto, ele deve acessar o item 8 das normas dos exames de proficiência e seguir as instruções lá contidas.
- Quando será o próximo exame de Proficiência?
-
Você pode verificar quais exames temos disponíveis acessando nosso site (clique aqui). Na seção "Anexos" há todos os editais publicados este ano. Caso você não encontre seu programa, a Secretaria de Pós-Graduação ainda não agendou um exame conosco ou ainda não possui contrato de prestação de serviços conosco. Verifique seu edital de ingresso na Pós-Graduação para saber se seu programa possui contrato com o Centro Interdepartamental de Línguas.