Espanhol

Espanhol

 

es

     Contato

 

           E-mail: proficesp@usp.br

         IMPORTANTE: Não atendemos por telefone. A Equipe de Proficiência  em Espanhol atenderá o público somente via e-mail. Nossa caixa é verificada com regularidade, aguarde nosso  retorno.

 

 


Avisos

As provas de proficiência em leitura de textos acadêmicos em espanhol serão remotas até final de dezembro de 2022.


Os editais dos exames de proficiência agendados para o ano de 2022 encontram-se disponíveis no final desta página.

Recomendamos a todos a leitura de nossas Normas, que poderão ser úteis para sanar dúvidas gerais sobre nossas provas e procedimentos.

Caso nada tenha sido divulgado, não deve haver prova agendada ou ela deve estar em processo de agendamento. Nesse caso, acesse periodicamente esta página, pois assim que uma prova é agendada, todas as informações são devidamente divulgadas aqui.

Lembramos que os exames de proficiência em espanhol aplicados pelo Centro Interdepartamental de Línguas destinam-se exclusivamente a unidades USP que firmaram termo de prestação de serviços com o CIL-FFLCH-USP. Atualmente não aplicamos exames abertos a candidatos de outras instituições nem tampouco emitimos certificados de proficiência.

Para quaisquer dúvidas, entre em contato conosco por e-mail.


PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES

A inscrição para os exames de proficiência em espanhol é feita exclusivamente através de um formulário disponibilizado nesta página, respeitando o período de inscrição divulgado em edital. Desde Julho de 2015 não são mais aceitas inscrições por e-mail.

 

Instruções iniciais 

Antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do exame referente ao programa de pós-graduação de seu interesse disponibilizado no final desta página.

Antes de finalizar a sua inscrição, faça uma revisão de todos os campos do formulário para que nenhuma informação fique incorreta e não haja indeferimento de sua inscrição.

Após o preenchimento do formulário, o candidato será direcionado a outra página na qual terá acesso ao boleto gerado. Para maiores informações, siga as instruções do final da página. Salve o boleto em seu computador ou imprima-o a fim de efetuar o pagamento até a data estipulada em edital.

ATENÇÃO Com o novo sistema de inscrição online, NÃO é mais possível a emissão de 2ª via do boleto gerado nem o pagamento do mesmo após a data limite estipulada em edital.

Confirmação de inscrição

Somente após o término do período de inscrição, todos os candidatos inscritos receberão um e-mail de confirmação enviado pela Equipe de Proficiência em Espanhol, informando o local e o horário bem como as instruções para o dia do exame.

 Informações adicionais

Para informações adicionais sobre os exames de proficiência aplicados pelo Centro Interdepartamental de Línguas, acesse as Normas dos Exames de Proficiência (clique aqui).


FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÃO

Exames de 2022

Abertos

 

Próximos exames

2209 - Humanidades - ESPANHOL | Inscrições: 01 a 26/08/2022 | Prova: 09/09/2022

 

Fechados

2206 - FEUSP - ESPANHOL | Edital | Formulário | Gabarito

2205 - PIEC ESPANHOL | Edital | Edital retificadoFormulário EspanholFormulário - Espanhol e Inglês | Gabarito

2204 - HUMANIDADES ESPANHOL | Edital | Formulário | Gabarito

2202 - ESPANHOL | Edital | Formulário | Gabarito 

2201 - ECA - ESPANHOL | Edital | Formulário | Gabarito 

 

Exames de 2021

Fechados

2112 - FEUSP - ESPANHOL | Edital | Formulário | Gabarito 

2109 - HUMANIDADES - ESPANHOL | Edital | Formulário | Gabarito

2108 - GEOGRAFIA HUMANA - ESPANHOL | Edital | Formulário | Gabarito 

2103 - HUMANIDADES | Edital | Formulário | Gabarito 

2104 - PIEC | Edital | Formulário- Espanhol | Formulário- Espanhol e inglês| Gabarito 


ATENÇÃO

Se você preencheu o formulário corretamente, enviou os seus dados, porém não conseguiu visualizar o Boleto, por favor, siga os passos a seguir:

  • Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp
  • No campo "Finanças", clicar em "Acompanhar Boleto"
  • Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")
  • Clicar em "Buscar"
  • Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"
  • Salvar ou imprimir o boleto. 

​​​Dúvidas Frequentes - FAQ

Onde eu vejo o resultado da minha prova?

Os resultados são enviados à Secretaria de Pós-Graduação de seu Programa/Instituto/Faculdade na data prevista em edital. A divulgação dos resultados é de exclusiva responsabilidade da Secretaria de Pós-Graduação.

Onde eu vejo o gabarito da prova que fiz?

Os gabaritos podem ser consultados no próprio site da Proficiência em Espanhol, conforme data prevista em edital.

Posso enviar meu comprovante de pagamento por e-mail?

Não. Os comprovantes de pagamento da taxa deverão ser enviados por meio da plataforma Moodle Extensão.

As instruções para acesso à Plataforma são enviadas após o período de inscrição. Caso não as tenha recebido, verifique sua caixa de spam. Se ainda assim não as encontrar, entre em contato.

Como faço para conseguir um certificado de proficiência da prova que fiz?

Não há emissão de certificados ou atestados pela Proficiência, pois as provas tem caráter interno, exclusivo entre os Programas de Pós-graduação (USP) e o Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP.

Quanto eu preciso tirar para passar na prova?

Conforme as Normas dos Exames de Proficiência: modalidade digital:

O CIL/FFLCH-USP adota como critério de aprovação 70% de acertos.

Consulte o Programa de Pós-graduação que deseja ingressar para se informar se adotam critério de aprovação diferenciado.

Quando vou receber a senha para realizar a prova?

A senha será enviada até 24 horas ANTES do exame a todos os candidatos que enviaram o comprovante de pagamento por meio do campo correto na plataforma Moodle Extensão.

Como sei se a minha inscrição foi finalizada?

Após a inscrição, um e-mail de confirmação é enviado automaticamente ao e-mail cadastrado. Caso você não o tenha recebido, verifique sua caixa de spam.

Outro modo de saber que sua inscrição foi finalizada é o boleto. A geração e pagamento do boleto é a confirmação de sua inscrição.

Não consigo me inscrever, aparece "O CPF informado já está inscrito neste processo". E agora?

Se o seu CPF já está no sistema, sua inscrição foi feita. Por favor, siga o passo a passo abaixo:

Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp

Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")

Clicar em "Buscar"

Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"

Salvar ou imprimir o boleto

Se a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" aparecer, verifique se o campo "data de vencimento" consta como: 01/01/2022 a 01/01/2023.

Caso tenha feito a inscrição e mesmo assim seu boleto não aparece no MercurioWeb, tire uma captura de tela que informe dia e horário e envie para proficesp@usp.br de imediato. Problemas relatados após o fechamento do formulário NÃO serão considerados.

Não consigo achar meu boleto. E agora?

Por favor, siga o passo a passo abaixo:

Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp

Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")

Clicar em "Buscar"

Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"

Salvar ou imprimir o boleto

Se a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" aparecer, verifique se o campo "data de vencimento" consta como: 01/01/2022 a 01/01/2023.

Caso tenha feito a inscrição e mesmo assim seu boleto não aparece no MercurioWeb, tire uma captura de tela que informe dia e horário e envie para proficesp@usp.br de imediato. Problemas relatados após o fechamento do formulário NÃO serão considerados.

Meu boleto venceu. Vocês podem mandar outro?

"NÃO há emissão de 2ª via do boleto gerado;" (vide editais).

Verifique a situação de seu boleto no MercurioWeb, conforme passo a passo no item anterior.

Caso ele conste como "emitido", ainda é possível realizar seu pagamento.

Caso conste como "cancelado", não é mais possível.

Esse processo que depende do sistema, e não da Equipe de Proficiência em Espanhol do CIL.

Posso solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição?

O candidato que não tiver como realizar o pagamento da taxa de inscrição pode solicitar isenção. Para tanto, ele deve enviar um e-mail para a Equipe de Proficiência em Espanhol (proficesp@usp.br), solicitando maiores informações, para que receba a lista de documentos a serem enviados. Os pedidos de isenção da taxa podem ser feitos apenas até 12 dias após a abertura das inscrições. Uma vez solicitada a isenção, ela será analisada pela Equipe. Assim, solicitar a isenção não equivale a consegui-la. Caso deseje solicitar a isenção, favor contatar a Equipe antes de realizar a inscrição no exame.

 

Quando será o próximo exame de Proficiência?

Você pode verificar quais exames temos disponíveis acessando nosso site. Na seção "Formulários de Inscrição" há todos os editais publicados este ano. Caso você não encontre seu programa, a Secretaria de Pós-Graduação ainda não agendou um exame conosco ou ainda não possui convênio conosco. Verifique seu edital de ingresso na Pós-Graduação para saber se seu programa é conveniado ao Centro Interdepartamental de Línguas. 


Anexos

Modelo de prova

FAQ Informações sobre o exame de espanhol