Educadoras

Educadoras

EDUCADORAS

 

image
Profª. Ana Sílvia Ciampone Ferreira - Educadora no Centro de Línguas desde agosto de 2002


Bacharel em Letras Português / Inglês e Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Desde 2002, ministra aulas de Inglês para leitura de textos acadêmicos para a comunidade interna e externa da USP. Em 2005 e 2006 foi coordenadora e professora dos cursos de redação acadêmica para o Instituto de Biociências. De 2007 a 2012, foi coordenadora dos cursos de inglês para funcionários no Instituto de Física e Instituto de Química.  Entre 2014 e 2021, ministrou módulos oferecidos pela parceria entre AUCANI (Agência USP de Comunicação Acadêmica Nacional e Internacional) e Centro Interdepartamental de Línguas: cursos preparatórios para exame IELTS (2º/2014 e 1º/2015), cursos presenciais e remotos de Inglês para Pós-graduandos (1º/2018 a 2º/2021). Desde 2022, ministra curso remoto das quatro habilidades voltadas para atividades acadêmicas (produção e compreensão oral, produção e compreensão escrita), para alunos da pós-graduação de diversos campi do estado de São Paulo. Desde 2002, a educadora também ofereceu diversas oficinas com conteúdos diversos: estudo da argumentação em textos jornalísticos e acadêmicos, estudo da organização de abstracts, o papel do professor mediador em sala de aula, estudo dos tempos verbais na perspectiva da teoria da enunciação. Entre 2019 e 2020, desenvolveu conteúdo didático autoinstrucional na plataforma Moodle com a finalidade de complementar atividades das aulas presenciais e remotas.

 

A
Profª. Angela Cristina de Oliveira Corte

Graduada em Letras (Língua e Literatura Inglesa) e Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Doutora em Educação, na área de Didática, pela Faculdade de Educação da USP. Atua no Ensino Superior há mais de 15 anos e é professora de Inglês Instrumental no Centro de Línguas. Desenvolve pesquisas sobre ensino e aprendizagem de línguas, com foco especial em Psicolinguística - Leitura. Tem trabalhos publicados em Anais de Congressos e revistas especializadas da área.

 

A
Profª. Liliana Yurie Masuda Oda

Bacharel em Letras pela FFLCH-USP (Japonês e Português) e licenciada (Japonês e Português) pela FEUSP. Atua na área de Japonês do Centro de Línguas, coordena os monitores, além de ser responsável pelo exame de proficiência em japonês para estudantes de pós-graduação da FFLCH-USP. Também participa na elaboração de material de Japonês semi-presencial online em escolas de línguas privadas.

 

A
Profª. Nívia Maria Rodrigues Fernandes Marcello

Possui graduação em Letras e Mestrado em Língua e Literatura Inglesa e Norte-Americana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é educadora da Universidade de São Paulo, professora no ensino superior privado, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, inglês instrumental, escrita acadêmica e prática de tradução.

 

paola
Profª. Paola de Souza Mandalá

Graduada em Letras/língua portuguesa pela FFLCH-USP (2003), licenciada pela FEUSP (2005) e mestre em ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) pela FFLCH (2015). Atua como professora nos cursos de Conversação e Produção Textual em Português como Língua Estrangeira (desde 2009) e nos cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados (desde 2016); coordena e orienta o trabalho dos monitores da área de língua portuguesa; coordena a elaboração e a aplicação dos exames de proficiência em português como língua estrangeira para estudantes de pós-graduação das diferentes unidades da USP.

 

priscila
Profª. Priscila Mayumi Hayama

Google for Education level 2 Badges 02 2

Especialista em Computação Aplicada à Educação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, com prêmio de melhor trabalho de conclusão de curso. Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel (inglês e português) e Licenciada (inglês) em Letras pela FFLCH-USP. Atua na área de inglês do Centro de Línguas, em cursos para o Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e nos cursos preparatórios para os exames TOEFL iBT e IELTS. Possui experiência no ensino de inglês para fins específicos (escrita acadêmica, apresentações orais, negócios etc.), na elaboração de materiais didáticos e na formação de professores.

 

regina
Profª. Regina Áurea Leão de Castro

Doutora em Letras no programa Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH-USP. É Mestre em Letras no programa Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Bacharel em Letras Anglo-Germânicas e Licenciada em Português e Inglês pela FFLCH-USP. Através do Centro de Línguas, lecionou Inglês nos cursos de graduação em Relações Internacionais e Inglês para Executivos na MBA da FIA-FEA. Através da Pós-graduação, lecionou nos módulos de Análise de Discurso para os cursos de extensão. Dentro do Centro de Línguas, lecionou no curso Preparatório para o Exame TOEFL. Migrou para o curso de Inglês Instrumental, coordenando também o projeto de provas de Proficiência em Inglês nas unidades do Campus. Tem trabalhos publicados em Anais de Congressos e revistas especializadas da área de Ensino.