Curso de Português para Imigrantes e Refugiados – Nível B2 (Curso Remoto) (PÚBLICO EXTERNO) – Segundo Semestre

​​​Ministrante: Profa. Me. Paola de Souza Mandalá

Público Alvo: Estrangeiros imigrantes ou refugiados, da comunidade externa ou interna USP, cujo nível de domínio da língua portuguesa seja intermediário.

Início do Curso: 12/10/2021

Término do Curso: 16/11/2021

Horário: 16h às 17h30

Carga horária: 10h

Modalidade: Intensivo/ on-line

Para acessar o Programa do Curso completo, clique aqui.

Apresentação do curso

Curso de língua portuguesa para estrangeiros, especificamente imigrantes ou refugiados, que necessitem desenvolver, fixar e praticar seus conhecimentos no idioma, visando a ampliar estruturas, campos vocabulares e tempos verbais que possibilitem comunicar-se sobre o universo do trabalho, visando a recapacitação profissional e  empreendedorismo; explorar aspectos da arte brasileira, bem como ideias de beleza e questões envolvendo gênero; desenvolver autonomia com relação às possibilidades de continuação da formação escolar e universitária no Brasil.

Objetivos

Fixar e desenvolver as noções linguísticas construídas no nível B1, visando à comunicação para interação social e exploração de aspectos profissionais, artísticos e culturais da sociedade brasileira.

Justificativas

Devido ao recente e crescente fluxo migratório de pessoas em situação de refúgio a São Paulo, tornou-se necessário o oferecimento de tal curso de língua portuguesa para essa comunidade estrangeira.

Pré-requisitos Técnicos

Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;  computador com câmera e microfone;  e-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Pré-requisitos Linguísticos

Nível pré-intermediário em língua portuguesa (B1).

​​​​​​​Valor: GRATUITO

Vagas: 20 VAGAS

VAGAS PREENCHIDAS​​​​​​​​​​​​​​

​​​​​​​Não haverá inscrições online: turma será formada pelos alunos do nível B1, que estão em fase de conclusão.

Todos os aprovados (75% de frequência mínima e média 7) terão certificados.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: portcl@usp.br