Procedimentos para Emissão de Certificados e Atestados

Procedimentos para Emissão de Certificados e Atestados

​​​​​​​Procedimentos para Emissão de Certificados e Atestados

Atestados

Os atestados de matrícula e/ou nota e frequência podem ser retirados pessoalmente junto à Secretaria do Centro de Línguas em qualquer período após a efetivação da matrícula do aluno (verifique o horário de funcionamento da secretaria).

Caso o aluno não possa comparecer, pode escrever uma procuração simples permitindo a retirada do atestado por outra pessoa. A pessoa então responsabilizada poderá, apresentando a procuração e um documento pessoal, retirar o atestado. 

 

Certificados

Para certificados de cursos realizados até o 2º semestre de 2015: envie e-mail para o endereço de contato do curso realizado a fim de confirmar se o certificado foi impresso ou se será digital.

A partir do 1o semestre de 2016, os certificados passaram a ser digitais, emitidos com um código de verificação de autenticidade no verso do documento. Para cursos realizados desde então, solicite o certificado digital pelos e-mails, abaixo, de acordo com o curso realizado.

Cursos de inglês: entrar em contato pelo e-mail ingles.clusp@gmail.com

Cursos de japonês: entrar em contato pelo e-mail japones.clusp@gmail.com

Cursos de português: entrar em contato pelo e-mail portcl@usp.br

Oficinas: entrar em contato pelo e-mail oficinasdocl@gmail.com

 

Considerações importantes acerca dos Certificados de Proficiência

Conforme o Comunicado nº 04, enviado a todas as Unidades da USP em 20 de dezembro de 2004, o Centro de Línguas NÃO emite Certificado ou Atestado de Proficiência. 

Posteriormente à aplicação do Exame de Proficiência, a unidade conveniada recebe uma relação dos candidatos aprovados nessa etapa da seleção. 

Obs: Para a emissão de Certificados ou Atestados de Línguas, é necessário que sejam avaliadas todas as competências linguísticas de aprendizado dos alunos. Portanto, como os Exames de Proficiência avaliam somente a leitura em língua estrangeira do candidato, não é possível a emissão de um certificado.