Tecnologias no ensino de língua espanhola: repensando metodologias para a sala de aula presencial e virtual
Ministrantes: Mônica Ferreira Mayrink; Ana Maria Pires Leite; Isabel C. Contro Castaldo
Público Alvo: estudantes de graduação, pós graduação e professores de língua espanhola.
Valor USP: Gratuito
Valor Público Externo: Gratuito
Período de Inscrição: 17/09 a 26/09
Vagas: 30
Local da oficina: Sala 267- Prédio de Letras
Data de início: 28 de setembro
Data de término: 28 de setembro
Horário: 14h - 18h
Carga Horária Total: 4h
Inscrições -> clique aqui <-
1 - Programa da oficina:
Este módulo tem como objetivo promover uma reflexão sobre diferentes usos da tecnologia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras, a partir de uma discussão sobre novas abordagens que integram recursos tecnológicos digitais nas práticas de sala de aula presencial e virtual.
Para tanto, propomos, em um primeiro momento, a familiarização dos participantes com algumas discussões teóricas que sustentam os possíveis usos da tecnologia e recursos tecnológicos disponíveis na web (atividades gamificadas, aplicativos, ferramentas de avaliação de conhecimento, de interação, motivacionais etc.) para seu uso efetivo em contexto educacional. O suporte teórico se baseia nos estudos de Kenski (2007), Braga (2013), Mattar (2016), entre outros. Em um segundo momento, nosso objetivo é que os participantes possam elaborar novas atividades a partir de seus próprios materiais e de outros apresentados no decorrer do encontro.
2 - Objetivo geral:
Oferecer recursos e repertório teórico e prático aos profissionais de Letras no que se refere ao uso de tecnologias no ensino.
3 - Bibliografia:
BRAGA, D. B. Ambientes digitais. Reflexões teóricas e práticas. São Paulo, Cortez Editora, 2013.
KAPP, K. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. EUA: Pfeiffer, 2012.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias. O Novo Ritmo da Informação. São Paulo: Papirus, 2007.
MATTAR, J. Metodologias ativas para a Educação Presencial Blended e a Distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
MAYRINK, M. F. Ressignificando as TIC como Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e para o Empoderamento e a Participação (TEP) In: Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. 30 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v.1, p. 93-106.
MAYRINK, M. F.; GARGIULO, H. '...y se me vino a la cabeza todo lo que estuvimos viendo esta semana...': a constituição de uma comunidade de aprendizagem em um curso de formação docente a distância. In: Revista EntreLínguas, v.2, n 2, p.191 - 208, 2016.
MAYRINK, M.F.; LEITE, A. M. P. Presença social e participação de alunos em interações via WhatsApp In: Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco.1 ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2018, v.1, p. 133-153.
WERBACH, K. & HUNTER, D. The Gamification Toolkit. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2015.