A realização do sujeito pronominal no portuñol uruguaio: aspectos contrastivos

Palestra: A realização do sujeito pronominal no portuñol uruguaio: aspectos contrastivos

Inscrição - Comunidade USP: Clique Aqui

Inscrição - Público Externo: Clique Aqui

Encontro com a Língua Espanhola: Aspectos contrastivos entre o português brasileiro (PB) e o espanhol (E)

Grupo de Pesquisa Recursos Didáticos para a aula de E/LE
Área de Didática de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana

Coordenadoras: Profªs Drªs Fátima Cabral Bruno e Mônica Mayrink

Ministrante:  Profª Drª Silvia Etel Gutiérrez Bottaro (UNIFESP)

Público Alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e professores de língua espanhola.

Valor Comunidade USP: gratuito

Valor Público Externo: R$ 50,00

Período de Inscrição: 14 a 24/08

Local da oficina: Sala 164prédio de Letras, FFLCH

Dia: 25/08/2017

Horário: 14:00 às 15:30

Carga Horária: 1h30m

1 – Programa da oficina:
1) O português (portunhol) uruguaio: breve descrição sócio-histórica e linguística.
2) O emprego dos pronomes pessoais sujeito no português uruguaio (PU).
3) A realização do sujeito pronominal no PU conforme os paradigmas do português brasileiro (PB) e do espanhol (E): aspectos constrastivos.

2 – Objetivo geral:
Descrever as propriedades linguísticas dos pronomes pessoais em posição de sujeito no português uruguaio (PU) da região fronteiriça Brasil- Uruguai.

3 – Bibliografia:

DUARTE, M. L  A evolução na representação do sujeito pronominal em dois tempos. Em: Paiva, M. C. & Duarte, M. E. L  Mudança Lingüística em Tempo Real. Rio de Janeiro:  ContraCapa, 2003, 115-128.

____________. Perda do Princípio “Evite Pronome” no Português Brasileiro. Tese de Doutorado. UNICAMP, 1995.

FERNÁNDEZ, S. O. El pronombre personal. Formas y distribuciones. In: BOSQUE M. I. & DEMONTE B. V. (org.): Gramática Descriptiva de la Lengua Española: Vol. 1, p.1209-1273, Madrid: Espasa-Calpe, 1999.

GONZÁLEZ, N. T. M . “Portugués brasileño y español: lenguas inversamente asimétricas”. En M. T. Celada y N. M. González, eds., Gestos que trazan distinciones entre la lengua española y el portugués brasileño, dossier de SIGNOS ELE 2.2 (diciembre), 2008. Disponible en http://www.salvador.edu.ar/signos∕ele.

_______________.  Pero ¿qué gramática es ésta? Los sujetos pronominales y los clíticos en la interlengua de brasileños adultos aprendices de  Español/LE. In: RILCE: 14.2: Español como lengua extranjera: investigación y docencia, 243-263. Pamplona: Universidad de Navarra, 1998.

GUTIÉRREZ BOTTARO, S.E. O Sujeito pronominal no português uruguaio da região fronteiriça Brasil – Uruguai. Tese de doutorado. FFLCH∕USP, 2009.

LUJÁN, M. Expresión y omisión del pronombre persona. In: BOSQUE, Ignacio &
DEMONTE, Violeta. Gramática descriptiva de la lengua española: sintaxis básica delas clases de palabras (vol. 1). Madrid: Espasa, 1999. P. 1276-315.

RAE & ASOCIACION DE ACADEMIAS AMERICANAS. Manual de la Nueva Gramática de la Lengua Española. Madrid: Espasa-Calpe, 2010.