Proficiência de Francês

Avisos


As provas da proficiência em Francês ocorrem, atualmente, na modalidade remota.

Os editais dos exames de proficiência agendados para o ano de 2024 encontram-se disponíveis no final desta página.

Lembramos que os exames de proficiência em francês aplicados pelo Centro Interdepartamental de Línguas destinam-se exclusivamente a unidades USP que possuem convênio com o CIL. Atualmente não aplicamos exames abertos a candidatos de outras instituições nem tampouco emitimos certificados de proficiência.

Para quaisquer dúvidas, entre em contato conosco por e-mail.

 

Informações Gerais


Público-alvo: candidatos inscritos ou com pretensão de se inscrever nos processos seletivos dos programas de pós-graduação da USP (mestrado e doutorado) que firmaram termo de prestação de serviços com o CIL-FFLCH-USP.

Datas: Os exames são agendados pelos programas de pós-graduação e as datas podem ser consultadas nos editais específicos. Clique aqui para acessar os editais disponíveis.

Inscrição: Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível neste site dentro do prazo previsto em edital, e pagar o boleto referente à taxa de inscrição, cujo valor está previsto em edital.

Resultados: Os resultados são enviados diretamente à Secretaria de Pós-Graduação prevista em edital. O Centro Interdepartamental de Línguas não emite certificado, conforme previsto nas Normas dos Exames de Proficiência.

Dúvidas: Caso tenha alguma dúvida sobre o exame, verifique nosso FAQ ao final da página. Se sua pergunta não foi contemplada em nosso FAQ, e tampouco pôde ser encontrada no Edital ou nas Normas dos Exames de Proficiência, contate-nos pelo e-mail proficfran@gmail.com, informando em qual Programa de Pós-Graduação deseja se inscrever e/ou o nome do edital sobre o qual deseja perguntar.

 

Informações Adicionais


Para informações adicionais sobre os exames de proficiência aplicados pelo Centro Interdepartamental de Línguas, acesse as "Normas dos Exames de Proficiência" (clique aqui).

 

Formulários de Inscrição


Antes de iniciar o processo de inscrição, leia atentamente o edital do exame para conferir se é de fato o exame que precisa realizar.

Antes de finalizar a sua inscrição, faça uma revisão de todos os campos e verifique se o formulário pertence ao Instituto para o qual está participando do processo seletivo para a Pós-Graduação, para que nenhuma informação fique incorreta e não haja indeferimento de sua inscrição.

Editais e Anexos 
Editais e Anexos

EDITAIS DE 2024
2404 - Letras
2404 - PPGHDL

Retificação edital 2404 - PPGHDL (alteração da data da prova)
2405 - ECA

 
MODELOS E TIPOS DE PROVA

Modelo de prova 01
Modelo de prova 02

Modelo de prova 03

GABARITOS DOS EXAMES
 


Inscrições Abertas (2024)

CLIQUE AQUI PARA INSCREVER-SE

Formulário de inscrição 2404 - Letras
Formulário de inscrição 2404 - PPGHDL
Formulário de inscrição 2405 - ECA

 

Dúvidas Frequentes - FAQ

Onde eu vejo o resultado da minha prova?

Os resultados são enviados à Secretaria de Pós-Graduação de seu Programa/Instituto/Faculdade na data prevista em edital. A divulgação dos resultados é de exclusiva responsabilidade da Secretaria de Pós-Graduação.

Onde eu vejo o gabarito da prova que fiz?

Caso sua prova tenha ocorrido na modalidade presencial, o gabarito pode ser encontrado no tópico "Gabaritos dos Exames" na aba "Editais e Anexos".
Caso a prova tenha ocorrido na modalidade remota, não há a divulgação de gabarito.

Posso enviar meu comprovante de pagamento por e-mail?

Não.
Caso sua prova seja na modalidade presencial, o comprovante de pagamento deverá ser apresentado antes da entrada na sala de prova. Serão aceitos comprovantes impressos e também no celular.
Já em caso de sua prova ser na modalidade remota, o comprovante de pagamento deverá ser enviado por meio da plataforma Moodle Extensão.

As instruções para acesso à Plataforma são enviadas automaticamente após a inscrição. Caso não as tenha recebido, verifique sua caixa de spam. Se ainda assim não as encontrar, entre em contato.

Como faço para conseguir um certificado de proficiência da prova que fiz?

Não há emissão de certificados ou atestados pela Proficiência, pois as provas tem caráter interno, exclusivo entre os Programas de Pós-graduação (USP) e o Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP.

Quanto eu preciso tirar para passar na prova?

Conforme as Normas dos Exames de Proficiência: modalidade digital:

O CIL/FFLCH-USP adota como critério de aprovação 70% de acertos.

Consulte o Programa de Pós-graduação que deseja ingressar para se informar se adotam critério de aprovação diferenciado.

Quando vou receber a senha para realizar a prova?

Caso a prova seja na modalidade remota, a senha será enviada até 24 horas ANTES do exame a todos os candidatos que enviaram o comprovante de pagamento por meio do campo correto na plataforma Moodle Extensão.

Quando vou receber a confirmação do local da prova?

Somente após o término do período de inscrição, os candidatos receberão um e-mail de confirmação enviado pela Equipe de Proficiência em Inglês, que é enviado até 24h antes da prova, informando o local e o horário bem como as instruções para o dia do exame.

Como sei se a minha inscrição foi finalizada?

Após a inscrição, um e-mail de confirmação é enviado automaticamente ao e-mail cadastrado. Caso você não o tenha recebido, verifique sua caixa de spam.

Outro modo de saber que sua inscrição foi finalizada é o boleto. A geração e pagamento do boleto é a confirmação de sua inscrição.

Não consigo me inscrever, aparece "O CPF informado já está inscrito neste processo". E agora?

Se o seu CPF já está no sistema, sua inscrição foi feita. Por favor, siga o passo a passo abaixo:

Por favor, siga o passo a passo abaixo:

Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp

Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")

Clicar em "Buscar"

Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"

Salvar ou imprimir o boleto

Se a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" aparecer, verifique se o campo "data de vencimento" consta como: 01/01/2023 a 01/01/2024.

Não consigo achar meu boleto. E agora?

Por favor, siga o passo a passo abaixo:

Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp

Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")

Clicar em "Buscar"

Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"

Salvar ou imprimir o boleto

Se a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" aparecer, verifique se o campo "data de vencimento" consta como: 01/01/2023 a 01/01/2024.

Caso tenha feito a inscrição e mesmo assim seu boleto não aparece no MercurioWeb, tire uma captura de tela que informe dia e horário e envie para clprofic@usp.br de imediato. Problemas relatados após o fechamento do formulário NÃO serão considerados.

Meu boleto venceu. Vocês podem mandar outro?

"NÃO há emissão de 2ª via do boleto gerado;" (vide editais).

Verifique a situação de seu boleto no MercurioWeb, conforme passo a passo no item anterior.

Caso ele conste como "emitido", ainda é possível realizar seu pagamento.

Caso conste como "cancelado", não é mais possível.

Esse processo que depende do sistema, e não da Equipe de Proficiência em Inglês do CIL.

Posso solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição?

O candidato que não tiver como realizar o pagamento da taxa de inscrição pode solicitar isenção. Para tanto, ele deve acessar o item 8 das normas dos exames de proficiência e seguir as instruções lá contidas.

Quando será o próximo exame de Proficiência?

Você pode verificar quais exames temos disponíveis acessando nosso site (clique aqui). Na seção "Anexos" há todos os editais publicados este ano. Caso você não encontre seu programa, a Secretaria de Pós-Graduação ainda não agendou um exame conosco ou ainda não possui contrato de prestação de serviços conosco. Verifique seu edital de ingresso na Pós-Graduação para saber se seu programa possui contrato com o Centro Interdepartamental de Línguas.

 

Atenção


Se você preencheu o formulário corretamente, enviou os seus dados, porém não conseguiu visualizar o boleto, por favor, siga os passos a seguir:

  • Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp;
  • No campo "Finanças", clicar em "Acompanhar Boleto";
  • Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres");
  • Clicar em "Buscar";
  • Clicar no ícone da impressora localizado à esquerda do campo "Nosso Número";
  • Salvar ou imprimir o boleto;
  • Caso a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" apareça, mude o campo "data de vencimento" para: 01/01/2020 a 01/04/2024;