Oficina: Verlan, Argots et Gros Mots, c’est ouf!

INSCRIÇÃO COMUNIDADE USP e PROFESSORES: (clique aqui)

INSCRIÇÃO PÚBLICO EXTERNO: (clique aqui)

Ministrantes: Matheus Chaves dos Santos e Roberto Gerbi

Público Alvo: Alunos e professores de Francês Língua Estrangeira

Valor USP: R$20,00

Professores de francês (mediante a comprovante via e-mail): R$20,00

Valor EXTERNO: R$50,00

Período de Inscrição: Inscrições online. 09/10 - 19/10

Local da oficina: Sala 263 do prédio de Letras

Dias: Sexta 20/10/2017

Horário: 14h às 17h

1 - Programa da oficina:

1. Oque é o verlan?
- A formação das palavras em verlan
- O verlan e sua presença na cultura francófona: filmes, músicas e desenhos animados.

2. Gros mots et argots (Palavrões e gírias)

- O que distingue os « gros mots » dos « argots » ? Saber identifica-los em alguns extratos de filmes e desenhos animados;

- A utilização dessas palavras na língua francesa: não é um fenômeno novo. Alguns exemplos literários e de comunicação desde o século

2 - Objetivo geral:

- Apresentar o “verlan” enquanto gíria amplamente utilizada e difundida por falantes de francês na contemporaneidade.
- Apresentar a utilização dos “gros mots” e “argots“ como um processo constante na formação da língua francesa, e sua presença em expressões literárias orais e escritas das mais variadas.
- Sensibilizar os participantes ao uso em contexto e à identificação de nuances entre cada um desses fenômenos.

3 - Bibliografia:

AUBERTOT, Agnes e ROSELL, Xavier Rodrigues. Dicionário de gírias Francês-Português, Martins Fontes, 2011.
BOYER, Henri. Le français des jeunes vécu/vu par les étudians, enquêtes à Montpellier, Paris, Lille. Langage et société, nº 95, mars 2001, Paris, Maison des Sciences de l’homme.
FRANÇOIS, Denise. La littérature en argot et l’argot dans la littérature. Communication et langages, volume 27, nº 1, pp. 5-27.
GENEVIÈVE. Merde, The real french you never taught at school. Angus & Robertson Publishers, UK, 1984.
KHAMENEH, Tahereh. Étude de la Formation du Verlan Français. 2009. Disponível em : http://www.languefrancaise.net/dev6/uploads/Argot/S/Stock/etude_formati…
Acesso em 04/10/2017