Carga horária: 10h
Ministrante: Paola Mandalá
Público-alvo: Somente alunos regularmente matriculados na USP (alunos de graduação, pós-graduação, estagiários, monitores bolsistas, funcionários e docentes USP).
Vagas: 20
Valor USP: R$25,00
Dias: 14/03, 15/03, 21/03 e 22/03 (5ª e 6ª)
Horário: 14:00 às 16:30
Local da oficina: Casa de Cultura Japonesa, sala 14
1- Programa da oficina
1. HABILIDADES COMUNICATIVAS
Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação.
Descrever pessoas, animais, espaço doméstico e hábitos.
Comunicar-se por telefone e por e-mail.
Narrar fatos do cotidiano.
2. ESTRUTURAS LEXICAIS
Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades.
Constituição física de pessoas e animais; vestuário; estados de espírito.
Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza.
Traçado urbano e equipamentos culturais na cidade de São Paulo.
Carreira e atividades acadêmicas.
Regiões e naturalidades brasileiras.
Lazer e cultura.
Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária.
3. ESTRUTURAS FONÉTICO-FONOLÓGICAS
Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica.
Entoação das frases declarativa, interrogativa.
Pronúncia do português em regiões do Brasil.
4. ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS
Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo).
Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio).
Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo).
Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos.
Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios.
Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas.
Uso de preposições e de conectivos coordenativos introdutórios das orações aditiva e alternativa.
2- Objetivo geral
• Desenvolver habilidades comunicativas.
• Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita.
• Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.
3- Bibliografia
• GRAMÁTICA:
CUNHA,C. Gramática do português contemporâneo. Edição de bolso. Rio de Janeiro: Lexicon: Porto Alegre: L&PM, 2008.Organização de Cilene da Cunha Pereira.
• LIVRO DE CONJUGAÇÃO DE VERBOS:
RYAN, M. A. F. C. Conjugação dos verbos em português. Prático e eficiente. 8. ed., São Paulo: Ática, 1991, 176 p.
• DICIONÁRIO MONOLÍNGUE:
HOUAISS, Antonio. Míni dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001
Versão on-line: http://www.dicio.com.br/houaiss/