Gênero discursivo e tipologia textual: teoria e prática para a aula de ELE
Ministrantes: Profª Drª Fátima Cabral Bruno
Público Alvo: estudantes de graduação, pós-graduação e professores de língua espanhola.
Valor USP: Gratuito
Valor Público Externo: Gratuito
Período de Inscrição: 17/09 a 20/09
Vagas: 30 vagas
Local da oficina: sala 204 do Prédio da Letras
Data de início: 21/09/2018
Data de término: 21/09/2018
Horário: 14:00 às 18:00
Carga Horária Total: 4 horas
Inscrições -> clique aqui <-
1 - Programa da oficina:
Na primeira parte da oficina, serão apresentadas questões teóricas (BAKTHIN, 1979) e possibilidades de condução didática (agrupamento e transagrupamento) que levam em consideração o que é texto, gênero discursivo e tipologia textual. Na segunda, os participantes serão convidados a organizar, em grupos, uma atividade de agrupamento e/ou de transagrupamento de gênero que contemple suas dimensões textual, temática e linguística.
2 - Objetivo geral:
A partir da noção de gênero discursivo e tipologia textual (BAKTHIN, 1997), esta oficina de elaboração de materiais didáticos de língua espanhola propõe que os participantes desenvolvam atividades escritas e orais com base na proposta de agrupamento e transagrupamento tipológico de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).
3 - Bibliografia:
BAKHTIN, Mikhail. (VOLOSHINOV). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 1997, p. 277-326.
DOLZ, Joaquin; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e Colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004, p.95-128.