Gênero discursivo e tipologia textual: teoria e prática para a aula de ELE

Ministrantes: Profª Drª Fátima Cabral Bruno

Público Alvo: estudantes de graduação, pós-graduação e professores de língua espanhola.

Valor USP: Gratuito

Valor Público Externo: Gratuito

Período de Inscrição: 17/09 a 20/09

Vagas: 30 vagas

Local da oficina: sala 204 do Prédio da Letras

Data de início: 21/09/2018

Data de término: 21/09/2018

Horário: 14:00 às 18:00

Carga Horária Total: 4 horas

Inscrições  -> clique aqui <-

1 - Programa da oficina:

Na primeira parte da oficina, serão apresentadas questões teóricas (BAKTHIN, 1979) e possibilidades de condução didática (agrupamento e transagrupamento) que levam em consideração o que é texto, gênero discursivo e tipologia textual. Na segunda, os participantes serão convidados a organizar, em grupos, uma atividade de agrupamento e/ou de transagrupamento de gênero que contemple suas dimensões textual, temática e linguística.

2 - Objetivo geral:

A partir da noção de gênero discursivo e tipologia textual (BAKTHIN, 1997), esta oficina de elaboração de materiais didáticos de língua espanhola propõe que os participantes desenvolvam atividades escritas e orais com base na proposta de agrupamento e transagrupamento tipológico de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).

3 - Bibliografia:

BAKHTIN, Mikhail. (VOLOSHINOV). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 1997, p. 277-326.

DOLZ, Joaquin; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e Colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004, p.95-128.