Objetivos do Curso
Desenvolver a competência comunicativa (ouvir, falar, ler e escrever) em nível intermediário (usuário independente) e avançado (usuário proficiente) de língua inglesa em registros formais para eventos comunicativos orais e escritos em contexto acadêmicos.
Objetivos Específicos
- Desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o término do curso formal;
- Ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico;
- Integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico;
- Criar oportunidades para que o aluno tenha acesso a materiais autênticos que possibilitem sua familiarização com diferentes gêneros discursivos relativos a eventos orais e escritos praticados em contexto acadêmico;
- Favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
Justificativa
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno USP a desenvolver letramento acadêmico em inglês, necessário para participar de eventos comunicativos nacionais e internacionais.
Conteúdo Programático
- Expressar opnião em eventos orais e escritos;
- Concordar e discordar de opinião alheia em eventos comunicativos e escritos
- Usar mecanismos de ênfase, repetição, perguntas retóricas e/ou paráfrase em eventos comunicativos e orais e escritos;
- Dar e receber sugestões;
- Fazer apresentação oral de trabalho acadêmico, enfocando etapas da elaboração: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Fazer e responder perguntas sobre um determinado assunto abordado;
- Solicitar esclarecimentos ou mais informações acerca de um assunto;
- Lidar com perguntas embaraçoesas;
- Fazer anotações durante as aulas e palestras;
- Perceber hedings (palavras ou expressões que denotam incerteza ou precaução) em eventos comunicativos orais e escritos;
- Predizer e inferir em interações orais;
- Usar e perceber estratégias de polidez na comunicação;
- Focar a compreensão oral na informação redundante da da pelo falante;
- Praticar a inferência do significado de palavras desconhecidas;
- Identificar argumentos positivos e negativos em eventos comunicativos orais e escritos;
- Reconhecer diferentes tipos evidências em eventos comunicativos orais e escritos;
- Usar dicionários para esclarecer dúvidasd ao compreender e elaborar textos acadêmicos.
Metodologia
As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.
Avaliação
O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) uma apresentação oral;
b) uma atividade de compreensão;
c) produção de um resumo acadêmico;
d) tarefas de casa;
e) autoavaliação e/ou avaliações em pares.
Critérios para Aprovação
Pré-Requisitos
- Estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação ou graduação da USP;
-
ter no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum Europeu de referências para Línguas;
-
ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro de Línguas ou apresentar algum certificado reconhecido internacionalmente que comprove o conhecimento de inglês exigido.
Bibliografia
O material será elaborado pela professora com base nas necessidades dos alunos e objetivos de aprendizagem, seguindo a metodologia do ensino de inglês para fins acadêmicos.
Bibliografia Complementar