A: uma preposição, duas línguas e muitas dúvidas

Palestra: A: uma preposição, duas línguas e muitas dúvidas

Inscrição - Comunidade USP: Clique Aqui

Inscrição - Público Externo: Clique Aqui

Encontro com a Língua Espanhola: Aspectos contrastivos entre o português brasileiro (PB) e o espanhol (E)

Grupo de Pesquisa Recursos Didáticos para a aula de E/LE
Área de Didática de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana

Coordenadoras: Profªs Drªs Fátima Cabral Bruno e Mônica Mayrink

Ministrante:  Profª Drª Rosa Yokota (UFSCar)

Público Alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e professores de língua espanhola.

Valor Comunidade USP: gratuito

Valor Público Externo: R$ 50,00

Período de Inscrição: 14 a 17/08

Local da oficina: Sala 165 do prédio de Letras, FFLCH

Dia: 18/08/2017

Horário: 14:00 às 15:30

Carga Horária: 1h30m

1 – Objetivo geral:

- Identificar e comentar contextos de uso da preposição ‘a’ no espanhol e no português.
- Refletir sobre diferentes interpretações, usos e formas de ensinar o tema em aulas de espanhol como língua estrangeira.

3 – Bibliografia:

BOSQUE, Ignacio; DEMONTE, Violeta. Gramática descriptiva de la lengua española. Madrid: Espasa Calpe. 1999

LIEBERMAN, Dorotea. Conoció su primera mujer en Guatemala. ¿Qué efectos de sentido produce la omisión de ‘a’ en la interlengua de estudiantes extranjeros del español? In: Actas del IX Congreso de la Sociedad Argentina de Lingüística. Córdoba: Universidad de Córdoba, 2003.

RAMOS, Jânia. Marcação de caso em mudança sintática no português do Brasil: uma abordagem gerativa variacionista. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp, 1992

YOKOTA, Rosa. A marcação do caso acusativa na interlíngua de brasileiros que estudam o espanhol. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2001.