Avaliação de leitura em língua estrangeira: critérios para escolha de textos e tipos de questões

Inscrição Comunidade USP: Clique Aqui

Inscrição Público Externo: Clique Aqui

 

Ministrantes: Profa. Nivia Marcello e Profa. Regina Leão

Valor Comunidade USP: R$20,00

Valor Público Externo: R$50,00

Período de Inscrição: 24/04/2017 a 08/05/2017 (Vagas remanescentes: de 09 a 18/05)

Local da oficina: Sala 15 do prédio da Casa de Cultura Japonesa

Dia: 19/05/2017

Horário: 13h às 16h

Carga Horária: 3h

1 – Objetivo geral:

  • Apresentar conceitos teóricos sobre a avaliação de compreensão de leitura
  • Selecionar textos destinados à confecção de provas de múltipla escolha
  • Estabelecer critério para escolha de textos acadêmicos
  • Discutir a opção pelo formato múltipla-escolha em testes de leitura
  • Conhecer os elementos constitutivos de um item de múltipla escolha
  • Examinar itens de múltipla escolha
  • Elaborar enunciado, distratores e alternativas

2 – Programa da oficina:

  • Apresentação de fundamentos teóricos
  • Análise de textos
  • Aplicação de critérios para escolha de textos
  • Seleção de textos apropriados.
  • Apresentação do formato dos tipos de questões
  • Análise e elaboração de itens.

– Bibliografia:

A Guide to Writing Multiple Choice Items (2013). Minneapolis: American Academy of Neurology Institute.

ALDERSON, J.C.  (2000) Assessing reading. Cambridge: Cambridge University Press.

ALBRO,E.;O'REILLY, T.; SABATINI, J. (2012) Advances in how we assess reading ability. Plymouth: Rowman and Littlefield Education.

FULCHER, G; DAVIDSON, F. (2013) The Routledge handbook of language testing.  Routledge: New York.

SCARAMUCCI, M. (2011)Validade e consequênciassociais das avaliações em contextos de ensino de línguas, Lingvarvmarena, Vol. 2, 103–120.