Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Oficina: O professor como mediador em sala de aula

Ministrante: Ana Sílvia Ciampone Ferreira

Público Alvo: Educadoras do CL de todas as línguas, monitores, alunos da graduação em Letras

Valor Comunidade USP: R$ 20,00

Valor Público Externo: R$ 50,00

(não há devolução da taxa)

Vagas para Comunidade USP: 15

Vagas para Público Externo: 5

Período de Inscrição: 04/05/2016 - 11/05/2016

Local da oficina: Sala de reunião da Casa de Cultura Japonesa

Vagas: 20

Dia: 13/05/2016 - [cancelada]

Horário: 9h às 12h

Carga Horária: 3h

Programa da oficina: 

Na primeira parte, pretende-se expor e discutir  sobre vida e obra de  Reuven Feuerstein.  Em seguida, pretende-se descrever o que é mediação, quais são os critérios de mediação e suas características, com exposição de trechos de filmes de longa metragem para exemplificar e discutir  as estratégias de mediações das personagens, em contexto de ensino aprendizagem. Na segunda parte, serão propostas atividades em que os participantes da oficina planejarão que estratégias de mediação adotariam em situações específicas.

Objetivo geral:

Expor e discutir os conceitos e critérios de mediação, a partir da teoria de Reuven  Feuerstein.

Bibliografia:

  • FEURSTEIN, Reuven; FALIK, Louis;  FEURSTEIN , Refail S. Changing Minds and brains - The Legacy of Reuven Feuerstein. Teachers College Press, 2014
  • MEIER, Marcos & GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor,2007
  • SOUZA, Ana Maria Martins de; DEPRESBITERIS, Léa& MACHADO, Osny Telles Marcondes. A Mediação Como Princípio Educacional:bases teóricas das abordagens de Reuven Feuerstein. 2ª. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo: 2003.

 

Inscrição COMUNIDADE USP: (clique aqui)

Inscrição PÚBLICO EXTERNO: (clique aqui)