Mobilidade acadêmica para Letras nas universidades francesas: iniciação à redação do commentaire composé e explication de texte

Mobilidade acadêmica para Letras nas universidades francesas: iniciação à redação do commentaire composé e explication de texte

Mobilidade acadêmica para Letras nas universidades francesas: iniciação à
redação do commentaire composé e explication de texte

 

Coordenadora: Heloísa de Albuquerque

Ministrantes: Prof. Adalton Orefice e Prof.ª Pricila Martins

Público Alvo:  graduandos em Letras Francês. Obs.: A oficina será ministrada em francês. Nível

necessário: B1.

Pago? Sim.

Valor USP: 25,00

Valor Público Externo: 60,00

Período de Inscrição: 02/05 - 15/05

Vagas: 20 vagas

Local da palestra: Casa de Cultura Japonesa - Sala de reuniões

Data: 22/05 e 29/05, quarta-feiras

Horário: 14h - 17h

Carga Horária Total: 6 horas 

 

Inscrições Público USP- CLIQUE AQUI

Inscrições Público Externo - CLIQUE AQUI

 

1 – Programa da oficina:

  • 1º encontro: Commentaire composé

1.1 Especificidades do Commentaire composé.
1.2 Redação de um commentaire composé a partir de trecho da novela La symphonie
pastorale, de André Gide.

  • 2º encontro: Explication de texte

2.1 Especificidades da Explication de texte.
1.2 Redação de uma explication de texte a partir do poema Vieille chanson du jeune temps, de Victor Hugo.Apresentação sobre a arte da caligrafia e breve histórico.


2 – Objetivo geral: 

Levar os participantes a conhecer diferentes gêneros textuais solicitados aos
alunos de Letras que se veem inseridos no contexto universitário francês. Neste primeiro
módulo, trabalharemos o commentaire composé e a explication de texte. Para tanto,
partiremos da compreensão de suas especificidades para, em seguida, passarmos à prática
destes gêneros a partir da leitura e discussão de textos literários selecionados.

 

3- Bibliografia: 

  • ALBUQUERQUE-COSTA, H. Francês para Objetivo Universitário (FOU) na FFLCH/USP: formação
    linguística e discurso universitário para alunos que preparam intercâmbio com a França.
    Revista Estudos Linguísticos. São Paulo, v.41, p.381-401, 2012.

 

  • ALBUQUERQUE-COSTA, H. et PARPETTE, C. Formation culturelle et linguistique des étudiants
    brésiliens en mobilité universitaire en France : projet de recherche de l'Université de São Paulo
    et de l'Université Lyon 2. In Synérgies-Brésil. CLE International v.10, p-11-22, 2013

 

  • FOURCAUT, L. Le Commentaire composé. Paris, Nathan, 1992.

 

  • GERVAIS-ZANINGER, M.-A. L’explication de texte en littérature. Paris, Hermann, 2006.

 

  • GIDE, A. La symphonie pastorale. Paris, Gallimard, 2004.

 

  • HUGO, V. Les contemplations. Paris, Garnie Frères, 1950.

 

  • MANGIANTE, J-M. et RAVIER, F. Réussir ses études littéraires en français. Grenoble, PUG. 2015.
    PARPETTE, C. et MANGIANTE, J-M. (éds). Le Français dans le Monde. Recherches et
    Applications 47, « Faire des études supérieures en langue française », Paris, CLE International,
    2010.