Inglês em Contexto Acadêmico

Público Alvo

Alunos USP de graduação e pós­-graduação.
(Vagas prioritárias para alunos aprovados no Nível 3 do curso Inglês para Práticas Comunicativas - USP)

Carga Horária

Modalidade

Objetivos do Curso

Desenvolver a competência comunicativa (ouvir, falar, ler e escrever) em nível intermediário (usuário independente) e avançado (usuário proficiente) de língua inglesa em registros formais para eventos comunicativos orais e escritos em contexto acadêmicos.

Objetivos Específicos

• Desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o término do curso formal;
  • Ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico;
  • Integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico;
  • Criar oportunidades para que o aluno tenha acesso a materiais autênticos que possibilitem sua familiarização com diferentes gêneros discursivos relativos a eventos orais e escritos praticados em contexto acadêmico;
  • Favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.

Justificativa

As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno USP a desenvolver letramento acadêmico em inglês, necessário para participar de eventos comunicativos nacionais e internacionais.

Conteúdo Programático

O participante aprenderá neste curso:
  • Expressar opnião em eventos orais e escritos;
  • Concordar e discordar de opinião alheia em eventos comunicativos e escritos
  • Usar mecanismos de ênfase, repetição, perguntas retóricas e/ou paráfrase em eventos comunicativos e orais e escritos;
  • Dar e receber sugestões;
  • Fazer apresentação oral de trabalho acadêmico, enfocando etapas da elaboração: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Fazer e responder perguntas sobre um determinado assunto abordado;
  • Solicitar esclarecimentos ou mais informações acerca de um assunto;
  • Lidar com perguntas embaraçoesas;
  • Fazer anotações durante as aulas e palestras;
  • Perceber hedings (palavras ou expressões que denotam incerteza ou precaução) em eventos comunicativos orais e escritos;
  • Predizer e inferir em interações orais;
  • Usar e perceber estratégias de polidez na comunicação;
  • Focar a compreensão oral na informação redundante da da pelo falante;
  • Praticar a inferência do significado de palavras desconhecidas;
  • Identificar argumentos positivos e negativos em eventos comunicativos orais e escritos;
  • Reconhecer diferentes tipos evidências em eventos comunicativos orais e escritos;
  • Usar dicionários para esclarecer dúvidasd ao compreender e elaborar textos acadêmicos.

Metodologia

As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.

Avaliação

O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:

a) uma apresentação oral;

b) uma atividade de compreensão;

c) produção de um resumo acadêmico;

d) tarefas de casa;

e) autoavaliação e/ou avaliações em pares.

Critérios para Aprovação

Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência Mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas.

Pré-Requisitos

• Estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação ou graduação da USP;
  • ter no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum Europeu de referências para Línguas;

• ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro de Línguas ou apresentar algum certificado reconhecido internacionalmente que comprove o conhecimento de inglês exigido.

Bibliografia

O material será elaborado pela professora com base nas necessidades dos alunos e objetivos de aprendizagem, seguindo a metodologia do ensino de inglês para fins acadêmicos.

Bibliografia Complementar

ANDERSON, Kenneth. & MACLEAN, Joan. Study Speaking. CUP, 2004.

LYNCH, Tony. Study Listening. CUP, 2004.

MCCARTHY Michael & O'DELL, Felicity. English Vocabulary in Use Advanced With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.

SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.

SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course - Advanced. Oxford University Press, 2011.