Games e Gamificação no Ensino de Línguas
Ministrantes: Prof. Dr. Marcelo de Miranda
Público Alvo:
Estudantes de graduação, pós-graduação, professores da rede pública e privada e profissionais de Letras em geral.
Local da Oficina: Sala multimídia, na Casa de Cultura Japonesa
Valor USP: R$25,00
Valor Público Externo: R$60,00
Período de Inscrição: 29/10 a 05/11
Vagas: 30 vagas
Data: 08/11/19, Sexta-feira
Horário: 14h - 18h
Carga Horária Total: 4 horas
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1 – Programa da palestra:
- Definição e diferenciação de gamificação, serios games e games na educação;
- Tipos de jogadores, elementos dos games;
- Games e gamificação em outros contextos;
- Empiria com jogos de tabuleiro, cartas e dados em espanhol
- Discussão sobre os elementos dos games experienciados e possibilidades pedagógicas/metodologia de ensino.
2 – Objetivo geral:
A oficina se propõe a criar situações em que os participantes sejam instigados a jogar e pensar nos games e na gamificação enquanto possibilidade pedagógica/ metodologia de ensino. Com o uso de jogos de dados, cartas, escape de mesa e outros e, a partir do contato e vivencia com esses jogos, pretende refletir a respeito do conceito de games, jogos sérios e gamificação na educação para, então, pensar em práticas gamificadas no ensino de línguas. O objetivo é propor a construção de uma prática
pedagógica colaborativa com o intuito de pensar novos espaços para a aprendizagem.
3 - Bibliografia:
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Acesso em: 25 abr. 2018a. doi:http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS03