Games e Gamificação no Ensino de Línguas

Games e Gamificação no Ensino de Línguas

 

Ministrantes: Prof. Dr. Marcelo de Miranda

Público Alvo: 

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores da rede pública e privada e profissionais de Letras em geral.

Local da Oficina: Sala multimídia, na Casa de Cultura Japonesa

Valor USP: R$25,00

Valor Público Externo: R$60,00

Período de Inscrição: 29/10 a 05/11

Vagas: 30 vagas

Data: 08/11/19, Sexta-feira

Horário: 14h - 18h

Carga Horária Total: 4 horas 

 

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1 – Programa da palestra:

  • Definição e diferenciação de gamificação, serios games e games na educação;
  • Tipos de jogadores, elementos dos games;
  • Games e gamificação em outros contextos;
  • Empiria com jogos de tabuleiro, cartas e dados em espanhol
  • Discussão sobre os elementos dos games experienciados e possibilidades pedagógicas/metodologia de ensino.

 

2 – Objetivo geral:

A oficina se propõe a criar situações em que os participantes sejam instigados a jogar e pensar nos games e na gamificação enquanto possibilidade pedagógica/ metodologia de ensino. Com o uso de jogos de dados, cartas, escape de mesa e outros e, a partir do contato e vivencia com esses jogos, pretende refletir a respeito do conceito de games, jogos sérios e gamificação na educação para, então, pensar em práticas gamificadas no ensino de línguas. O objetivo é propor a construção de uma prática
pedagógica colaborativa com o intuito de pensar novos espaços para a aprendizagem.

3 - Bibliografia:

ARANDA, D.; SÁNCHEZ-NAVARRO, J. Ludoliteracy: the unfinished business of media literacy. Revista Comein, n. 71. dez. 2017. Disponível em: http://comein.uoc.edu/divulgacio/comein/es/ Acesso em: 01 jun. 2016.

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https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24112/22986
Acesso em: 25 abr. 2018a. doi:http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS03