As provas da proficiência em Francês ocorrem, atualmente, na modalidade remota.
Os editais dos exames de proficiência agendados para o ano de 2024 encontram-se disponíveis no final desta página.
Lembramos que os exames de proficiência em francês aplicados pelo Centro Interdepartamental de Línguas destinam-se exclusivamente a unidades USP que possuem convênio com o CIL. Atualmente não aplicamos exames abertos a candidatos de outras instituições nem tampouco emitimos certificados de proficiência.
Para quaisquer dúvidas, entre em contato conosco por e-mail.
Público-alvo: candidatos inscritos ou com pretensão de se inscrever nos processos seletivos dos programas de pós-graduação da USP (mestrado e doutorado) que firmaram termo de prestação de serviços com o CIL-FFLCH-USP.
Datas: Os exames são agendados pelos programas de pós-graduação e as datas podem ser consultadas nos editais específicos.
Inscrição: Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível neste site dentro do prazo previsto em edital, e pagar o boleto referente à taxa de inscrição, cujo valor está previsto em edital.
Resultados: Os resultados são enviados diretamente à Secretaria de Pós-Graduação prevista em edital. O Centro Interdepartamental de Línguas não emite certificado, conforme previsto nas Normas dos Exames de Proficiência.
Dúvidas: Caso tenha alguma dúvida sobre o exame, verifique nosso FAQ ao final da página. Se sua pergunta não foi contemplada em nosso FAQ, e tampouco pôde ser encontrada no Edital ou nas Normas dos Exames de Proficiência, contate-nos pelo e-mail proficfran.fflch@usp.br, informando em qual Programa de Pós-Graduação deseja se inscrever e/ou o nome do edital sobre o qual deseja perguntar.
Para informações adicionais sobre os exames de proficiência aplicados pelo Centro Interdepartamental de Línguas, acesse as Normas dos Exames de Proficiência.
Antes de iniciar o processo de inscrição, leia atentamente o edital do exame para conferir se é de fato o exame que precisa realizar.
Antes de finalizar a sua inscrição, faça uma revisão de todos os campos e verifique se o formulário pertence ao Instituto para o qual está participando do processo seletivo para a Pós-Graduação, para que nenhuma informação fique incorreta e não haja indeferimento de sua inscrição.
Editais e Anexos
Editais e Anexos
- EDITAIS DE 2024
- 2407 - PPGHE/PPGHS
2408 - PSC
2409 - Letras
2409 - Interunidades
2409 - PSA
2411 - FAU/IAU - MODELOS E TIPOS DE PROVA
- GABARITOS DOS EXAMES
- Gabarito 2407 - PPGHE/PPGHS
- CLIQUE AQUI PARA INSCREVER-SE
-
Formulário de inscrição 2408 - PSC
Formulário de inscrição 2409 - Letras
- Onde eu vejo o resultado da minha prova?
-
Os resultados são enviados à Secretaria de Pós-Graduação de seu Programa/Instituto/Faculdade na data prevista em edital. A divulgação dos resultados é de exclusiva responsabilidade da Secretaria de Pós-Graduação.
- Onde eu vejo o gabarito da prova que fiz?
-
Caso sua prova tenha ocorrido na modalidade presencial, o gabarito pode ser encontrado no tópico "Gabaritos dos Exames" na aba "Editais e Anexos".
Caso a prova tenha ocorrido na modalidade remota, não há a divulgação de gabarito. - Posso enviar meu comprovante de pagamento por e-mail?
-
Não.
Caso sua prova seja na modalidade presencial, o comprovante de pagamento deverá ser apresentado antes da entrada na sala de prova. Serão aceitos comprovantes impressos e também no celular.
Já em caso de sua prova ser na modalidade remota, o comprovante de pagamento deverá ser enviado por meio da plataforma Moodle Extensão.
As instruções para acesso à Plataforma são enviadas automaticamente após a inscrição. Caso não as tenha recebido, verifique sua caixa de spam. Se ainda assim não as encontrar, entre em contato. - Como faço para conseguir um certificado de proficiência da prova que fiz?
-
Não há emissão de certificados ou atestados pela Proficiência, pois as provas tem caráter interno, exclusivo entre os Programas de Pós-graduação (USP) e o Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP.
- Quanto eu preciso tirar para passar na prova?
-
Conforme as Normas dos Exames de Proficiência: modalidade digital:
O CIL/FFLCH-USP adota como critério de aprovação 70% de acertos.
Consulte o Programa de Pós-graduação que deseja ingressar para se informar se adotam critério de aprovação diferenciado.
- Quando vou receber a senha para realizar a prova?
-
Caso a prova seja na modalidade remota, a senha será enviada até 24 horas ANTES do exame a todos os candidatos que enviaram o comprovante de pagamento por meio do campo correto na plataforma Moodle Extensão.
- Quando vou receber a confirmação do local da prova?
-
Somente após o término do período de inscrição, os candidatos receberão um e-mail de confirmação enviado pela Equipe de Proficiência em Inglês, que é enviado até 24h antes da prova, informando o local e o horário bem como as instruções para o dia do exame.
- Como sei se a minha inscrição foi finalizada?
-
Após a inscrição, um e-mail de confirmação é enviado automaticamente ao e-mail cadastrado. Caso você não o tenha recebido, verifique sua caixa de spam.
Outro modo de saber que sua inscrição foi finalizada é o boleto. A geração e pagamento do boleto é a confirmação de sua inscrição.
- Não consigo me inscrever, aparece "O CPF informado já está inscrito neste processo". E agora?
-
Se o seu CPF já está no sistema, sua inscrição foi feita. Por favor, siga o passo a passo abaixo:
Por favor, siga o passo a passo abaixo:
Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp
Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")
Clicar em "Buscar"
Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"
Salvar ou imprimir o boleto
Se a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" aparecer, verifique se o campo "data de vencimento" consta como: 01/01/2023 a 01/01/2024.
- Não consigo achar meu boleto. E agora?
-
Por favor, siga o passo a passo abaixo:
Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp
Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres")
Clicar em "Buscar"
Clicar no ícone da impressora localizado a esquerda do campo "Nosso Número"
Salvar ou imprimir o boleto
Se a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" aparecer, verifique se o campo "data de vencimento" consta como: 01/01/2023 a 01/01/2024.
Caso tenha feito a inscrição e mesmo assim seu boleto não aparece no MercurioWeb, tire uma captura de tela que informe dia e horário e envie para clprofic@usp.br de imediato. Problemas relatados após o fechamento do formulário NÃO serão considerados.
- Meu boleto venceu. Vocês podem mandar outro?
-
"NÃO há emissão de 2ª via do boleto gerado;" (vide editais).
Verifique a situação de seu boleto no MercurioWeb, conforme passo a passo no item anterior.
Caso ele conste como "emitido", ainda é possível realizar seu pagamento.
Caso conste como "cancelado", não é mais possível.
Esse processo que depende do sistema, e não da Equipe de Proficiência em Inglês do CIL.
- Posso solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição?
-
O candidato que não tiver como realizar o pagamento da taxa de inscrição pode solicitar isenção. Para tanto, ele deve acessar o item 8 das normas dos exames de proficiência e seguir as instruções lá contidas.
- Quando será o próximo exame de Proficiência?
-
Você pode verificar quais exames temos disponíveis acessando nosso site (clique aqui). Na seção "Anexos" há todos os editais publicados este ano. Caso você não encontre seu programa, a Secretaria de Pós-Graduação ainda não agendou um exame conosco ou ainda não possui contrato de prestação de serviços conosco. Verifique seu edital de ingresso na Pós-Graduação para saber se seu programa possui contrato com o Centro Interdepartamental de Línguas.
Atenção
Se você preencheu o formulário corretamente, enviou os seus dados, porém não conseguiu visualizar o boleto, por favor, siga os passos a seguir:
- Acessar o link https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/merBoletoBancarioAcompanhar.jsp;
- No campo "Finanças", clicar em "Acompanhar Boleto";
- Preencher com os dados solicitados (apenas os campos "CPF" e "Repita os caracteres");
- Clicar em "Buscar";
- Clicar no ícone da impressora localizado à esquerda do campo "Nosso Número";
- Salvar ou imprimir o boleto;
- Caso a mensagem "a data de vencimento não é um dia útil!" apareça, mude o campo "data de vencimento" para: 01/01/2020 a 01/04/2024;