Francês para matemática: o que o professor deve fazer?
Ensinar francês para alunos da matemática – qual programa e qual material?
Coordenadora: Profª Drª Heloísa Brito de Albuquerque Costa
Ministrantes: Profª. Drª. Heloisa Albuquerque-Costa e Elizabeth Cristina Ykuno Kawano
Público Alvo: estudantes de graduação do Curso de Letras Francês/Português
Pago? Sim.
Valor USP: 25,00
Valor Público Externo: 60,00
Período de Inscrição: 11/11 - 20/11
Vagas: 20 vagas
Local da palestra:
Data: dias 25, 26 e 27 de novembro
Horário: 13h- 15h
Carga Horária Total: 6 horas
Inscrições Público USP - CLIQUE AQUI
Inscrições Público Externo - CLIQUE AQUI
1-Objetivo geral:
Levar os estudantes de Graduação do Curso de Letras Francês/Português à compreensão dos aspectos gerais que abrangem o ensino do Francês para Objetivo Universitário, que visa responder às necessidades e objetivos de formação linguística em francês para o contexto acadêmico.
2 – Programa da oficina:
11º Encontro: O que é o FOU?
1.1 Introdução ao FOU;
1.2 Etapas metodológicas;
2º Encontro - Estudo de caso
2.1 Atividades pedagógicas com documentos autênticos da matemática
2.2 Análise pedagógica: definição de objetivos
3º Encontro - Elaboração do programa
3.1 Elaboração de atividades
3 – Bibliografia
- ALBUQUERQUE-COSTA, H.B. et PARPETTE, C. Formation culturelle et linguistique des étudiants brésiliens en mobilité universitaire en France : projet de recherche de l'Université de São Paulo et de l'Université Lyon 2. In Synérgies-Brésil. CLE International v.10, p-11-22, 2013.
- ALBUQUERQUE-COSTA, H. Francês para Objetivo Universitário (FOU) na FFLCH/USP: formação linguística e discurso universitário para alunos que preparam intercâmbio com a França. Revista Estudos Linguísticos. São Paulo, v.41, p.381-401, 2012.
- CARRAS, C.; GEWIRTZ, O. et TOLAS, J. Réussir ses études d’ingénieur en français. Grenoble. PUG, 2014.
- CARRAS, C., TOLAS J., KOHLER, P., SZILAGYI, E. Le Français sur Objectifs Spécifiques et la classe de langue. Paris, CLE International, 2007.
- LEHMANN, D. Objectifs spécifiques en langue étrangère. PUF, 1993.
- LIMA-LOPES, R.E.; FISCHER, R. e GAZOTTI-VALLIM. Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, Pontes Editora, 2015.
- MANGIANTE, J-M. et PARPETTE, C. Le Français sur Objectifs Universitaires. Grenoble, PUG, 2011.
- MANGIANTE, J-M. et PARPETTE, C. Le Français sur Objectif Spécifique : de l’analyse des besoins à l’élaboration d’un cours. Paris, Hachette, 2004.
- MANGIANTE, J-M. et RAVIER, F. Réussir ses études littéraires en français. Grenoble, PUG. 2015.
- MOURLHON-DALLIES, F. Enseigner le français à des fins professionnelles. Paris, Didier, 2008.
- PARPETTE, C. et MANGIANTE, J-M. (éds), Le Français dans le Monde. Recherches et Applications 47, « Faire des études supérieures en langue française », Paris, CLE International, 2010.
- PARPETTE, C. « Comprendre les cours magistraux en français », Points Communs 39 (revue de la CCIP, en ligne), Paris : CCIP (http://www.fda.ccip.fr/points-communs), 2010.
- PARPETTE, C. et STAUBER, J. Réussir ses études de Sciences-Economie / Gestion en français. Grenoble, PUG, 2014.