Francês para matemática: o que o professor deve fazer?

Francês para matemática: o que o professor deve fazer?

Francês para matemática: o que o professor deve fazer?

Ensinar francês para alunos da matemática – qual programa e qual material?

Coordenadora: Profª Drª Heloísa Brito de Albuquerque Costa

Ministrantes: Profª. Drª. Heloisa Albuquerque-Costa e Elizabeth Cristina Ykuno Kawano

Público Alvo: estudantes de graduação do Curso de Letras Francês/Português

Pago? Sim.

Valor USP: 25,00

Valor Público Externo: 60,00

Período de Inscrição: 11/11 - 20/11

Vagas: 20 vagas

Local da palestra: 

Data: dias 25, 26 e 27 de novembro

Horário: 13h- 15h

Carga Horária Total: horas 

 

Inscrições Público USP - CLIQUE AQUI

Inscrições Público Externo - CLIQUE AQUI

 

1-Objetivo geral:

Levar os estudantes de Graduação do Curso de Letras Francês/Português à compreensão dos aspectos gerais que abrangem o ensino do Francês para Objetivo Universitário, que visa responder às necessidades e objetivos de formação linguística em francês para o contexto acadêmico.

 

2 – Programa da oficina:

11º Encontro: O que é o FOU?

1.1 Introdução ao FOU;
1.2 Etapas metodológicas;

2º Encontro - Estudo de caso
2.1 Atividades pedagógicas com documentos autênticos da matemática
2.2 Análise pedagógica: definição de objetivos

3º Encontro - Elaboração do programa
3.1 Elaboração de atividades

 

3 – Bibliografia

  • ALBUQUERQUE-COSTA, H.B. et PARPETTE, C. Formation culturelle et linguistique des étudiants brésiliens en mobilité universitaire en France : projet de recherche de l'Université de São Paulo et de l'Université Lyon 2. In Synérgies-Brésil. CLE International v.10, p-11-22, 2013.
  • ALBUQUERQUE-COSTA, H. Francês para Objetivo Universitário (FOU) na FFLCH/USP: formação linguística e discurso universitário para alunos que preparam intercâmbio com a França. Revista Estudos Linguísticos. São Paulo, v.41, p.381-401, 2012. 
  • CARRAS, C.; GEWIRTZ, O. et TOLAS, J. Réussir ses études d’ingénieur en français. Grenoble. PUG, 2014. 
  • CARRAS, C., TOLAS J., KOHLER, P., SZILAGYI, E. Le Français sur Objectifs Spécifiques et la classe de langue. Paris, CLE International, 2007. 
  • LEHMANN, D. Objectifs spécifiques en langue étrangère. PUF, 1993. 
  • LIMA-LOPES, R.E.; FISCHER, R. e GAZOTTI-VALLIM. Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, Pontes Editora, 2015. 
  • MANGIANTE, J-M. et PARPETTE, C. Le Français sur Objectifs Universitaires. Grenoble, PUG, 2011.
  • MANGIANTE, J-M. et PARPETTE, C. Le Français sur Objectif Spécifique : de l’analyse des besoins à l’élaboration d’un cours. Paris, Hachette, 2004. 
  • MANGIANTE, J-M. et RAVIER, F. Réussir ses études littéraires en français. Grenoble, PUG. 2015. 
  • MOURLHON-DALLIES, F. Enseigner le français à des fins professionnelles. Paris, Didier, 2008.
  • PARPETTE, C. et MANGIANTE, J-M. (éds), Le Français dans le Monde. Recherches et Applications 47, « Faire des études supérieures en langue française », Paris, CLE International, 2010.
  • PARPETTE, C. « Comprendre les cours magistraux en français », Points Communs 39 (revue de la CCIP, en ligne), Paris : CCIP (http://www.fda.ccip.fr/points-communs), 2010.
  • PARPETTE, C. et STAUBER, J. Réussir ses études de Sciences-Economie / Gestion en français. Grenoble, PUG, 2014.