Explorando textos de forma crítica antigo

Ministrantes: Marília Mendes Ferreira e Angela Cristina de Oliveira Corte

Público Alvo: Alunos em geral (alunos de graduação ou pós-graduação).

Valor Comunidade USP: R$ 20,00

Valor Público Externo: R$ 50,00

(não há devolução da taxa)

Vagas para Comunidade USP: 30 vagas

Vagas para Público Externo: 10 vagas

Período de Inscrição: 22/03 - 11/04

Local da oficina: Casa de Cultura Japonesa: sala de reunião.

Dia: 15/04/2016

Horário: das 14h às 17h

Objetivo geral:

O objetivo desta oficina é levar seus participantes à percepção de algumas marcas linguísticas e discursivas presentes em textos, que podem ser usadas para se chegar à leitura mais crítica.

Conteúdos a serem abordados:

•  Conceituação de leitura e de pensamento crítico;
  •  Identificação de pressuposições;
  •  Estabelecimento de ponto de vista;
  •  Seleção de argumentos e escolha lexical;
  •  Distinção entre fatos e opiniões.

Bibliografia:

AEBERSOLD, J. A. & FIELD, M. L. (1997) From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press

BAKHTIN, M. (V. N. Volochínov) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo:HUCITEC, 1979.

BEYER, B. K. (1988) Developing a thinking skills program.

_____ (1995) Critical Thinking. New York: McGraw Hill.

BROWNE, M. N. & KEELEY, S. M. (2007). Asking the right questions: a guide to critical thinking.  New Jersey- USA.: Pearson Prentice Hall.

GRELLET, F. (1981) Developing Reading Skills. Cambridge: Cambridge University Press.

JONES, E. A. & RATCLIFF, G. (1993) Critical thinking skills for college students. National Center on Postsecondary Teaching, Learning, and Assessment, University Park, PA. (Eric Document Reproduction Services No. ED 358 772)

PAUL, R. & ELDER, L. (s/d) Critical thinking: distinguishing between inferences and assumptions. Disponível em: <www.criticalthinking.org/articles/ct-distinguishing-inferencs.cfm> Acesso em 20/07/08

RANKIN, V. (1999) The thoughful researcher: teaching the research process to middle school. Libraries Unlimited.

RICHARDS, J. C. & LOCKHART, C. (1994) Reflective teaching in second language

classrooms. Cambridge: Cambridge University Press.

BRINK-BUDGEN, R. V. D (2000) Critical Thinking for Students: Learn the skills of critical assessment and effective argument. UK: How to Books Ltd., Spring Hill House.

SCHARLE, Á. & SZABÓ. A, (2000) Learner autonomy: a guide to developing learner responsibility. Cambridge: Cambridge University Press.

Inscrição COMUNIDADE USP: (clique aqui)

Inscrição PÚBLICO EXTERNO: (clique aqui)