Ministrantes: Marília Mendes Ferreira e Angela Cristina de Oliveira Corte
Público Alvo: Alunos em geral (alunos de graduação ou pós-graduação).
Valor Comunidade USP: R$ 20,00
Valor Público Externo: R$ 50,00
(não há devolução da taxa)
Vagas para Comunidade USP: 30 vagas
Vagas para Público Externo: 10 vagas
Período de Inscrição: 22/03 - 11/04
Local da oficina: Casa de Cultura Japonesa: sala de reunião.
Vagas: 40
Dia: 15/04/2016
Horário: das 14h às 17h
Carga Horária: 3 horas
Objetivo geral:
O objetivo desta oficina é levar seus participantes à percepção de algumas marcas linguísticas e discursivas presentes em textos, que podem ser usadas para se chegar à leitura mais crítica.
Conteúdos a serem abordados:
- Conceituação de leitura e de pensamento crítico;
- Identificação de pressuposições;
- Estabelecimento de ponto de vista;
- Seleção de argumentos e escolha lexical;
- Distinção entre fatos e opiniões.
Bibliografia:
AEBERSOLD, J. A. & FIELD, M. L. (1997) From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press
BAKHTIN, M. (V. N. Volochínov) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo:HUCITEC, 1979.
BEYER, B. K. (1988) Developing a thinking skills program.
_____ (1995) Critical Thinking. New York: McGraw Hill.
BROWNE, M. N. & KEELEY, S. M. (2007). Asking the right questions: a guide to critical thinking. New Jersey- USA.: Pearson Prentice Hall.
GRELLET, F. (1981) Developing Reading Skills. Cambridge: Cambridge University Press.
JONES, E. A. & RATCLIFF, G. (1993) Critical thinking skills for college students. National Center on Postsecondary Teaching, Learning, and Assessment, University Park, PA. (Eric Document Reproduction Services No. ED 358 772)
PAUL, R. & ELDER, L. (s/d) Critical thinking: distinguishing between inferences and assumptions. Disponível em: <www.criticalthinking.org/articles/ct-distinguishing-inferencs.cfm> Acesso em 20/07/08
RANKIN, V. (1999) The thoughful researcher: teaching the research process to middle school. Libraries Unlimited.
RICHARDS, J. C. & LOCKHART, C. (1994) Reflective teaching in second language
classrooms. Cambridge: Cambridge University Press.
BRINK-BUDGEN, R. V. D (2000) Critical Thinking for Students: Learn the skills of critical assessment and effective argument. UK: How to Books Ltd., Spring Hill House.
SCHARLE, Á. & SZABÓ. A, (2000) Learner autonomy: a guide to developing learner responsibility. Cambridge: Cambridge University Press.
Inscrição COMUNIDADE USP: (clique aqui)
Inscrição PÚBLICO EXTERNO: (clique aqui)