Curso de Conversação e Escrita em Português para Estrangeiros – Nível C1 (Curso Remoto)

Apresentação do Curso: Curso extensivo de língua portuguesa para estrangeiros que necessitem ampliar as estruturas e os campos vocabulares para além da comunicação do cotidiano, visando a desenvolver estruturas que possibilitem a exposição de argumentação pormenorizada, uso de discurso indireto, reformulações, exposição de suposições, hipóteses, desejos e incertezas, por meio de frases ampliadas com o uso de conectivos específicos e conjugação verbal apropriada.  É traçado um percurso cultural com o aluno, envolvendo a USP, a cidade de São Paulo, geografia, História do Brasil, procurando fornecer ferramentas para que se conheça a sociedade e o território brasileiros. Tais aspectos culturais poderão contribuir para as reflexões que o estudante estrangeiro irá desenvolver na sua área de estudo.

Público-Alvo: Estudantes estrangeiros regularmente matriculados nas unidades da USP, com compreensão avançada da língua portuguesa (ler e ouvir), mas com produção em nível intermediário (falar e escrever).

Ministrante: Profa. Me. Paola de Souza Mandalá

Carga Horária: 30h

Modalidade: Intensivo/on-line

Objetivo: Ampliar as estruturas e os campos vocabulares para além da comunicação do cotidiano, propiciando ao estudante não só compreender, mas também expressar-se sobre temas complexos, de forma clara; podendo, para isso, recorrer ao uso de períodos compostos. Construir conhecimento sobre sociedade e cultura brasileiras.

Para acessar o Programa do Curso completo, clique aqui.​​​​​​​

Início e Término do Curso:

Turma 1 - 19/04/2021 a 23/06/2021

Turma 2 - /04/2021 a 24/06/2021

Horário e dias da semana:

Turma 1 - Das 16h às 17h30 de Segunda e Quarta-feira

Turma 2 - Das 14h às 15h30 de Terça e Quinta-feira

Valores:

• R$ 132,00 à vista: Alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e docentes USP.
  • R$240,00 à vista: Estagiários e monitores de outras unidades da USP alunos especiais (stricto e latu senso) e de especialização.
  • Oferecemos 2 bolsas de 100%: Para realizar o preenchimento de Questionário Socioeconômico e concorrer a uma delas CLIQUE AQUI.
  • O questionário deverá ser enviado para portcl@usp.br durante o período em que as matrículas estiverem abertas, portanto, até dia 23/03/2021.

Para o aluno realizar o curso, ele deverá seguir as seguintes etapas:

​​​​​​​

Etapa 1: INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL

Preencher o formulário de INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL online no dia 03/03/2021 até 23/03/2021. O formulário ficará disponível enquanto houver vagas.

O preenchimento do formulário definirá a inscrição para a seleção e o nível de curso que o candidato poderá cursar, sendo A1 básicoB1 intermediário e C1 avançado.

É imprescindível que o candidato tenha preenchido o formulário de INSCRIÇÃO/TESTE DE NÍVEL para ser inscrito no processo de seleção e ter determinado o seu nível.

ATENÇÃO: sem o número de CPF, a inscrição no curso não poderá ser realizada.

Etapa 2: Resultado do TESTE DE NÍVEL

Após o preenchimento do formulário, o candidato receberá um e-mail, no dia 29/03/2021, informando o nível obtido e a turma disponível.

Etapa 3: Pagamento do BOLETO BANCÁRIO

Após a divulgação do resultado do teste de nível, o candidato receberá por e-mail o boleto de pagamento, no valor de R$ 132,00 à vista (para Alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e docente USP) ou R$240,00 à vista (para Estagiários e monitores de outras unidades da USP alunos especiais stricto e latu senso e de especialização)* o qual pode ser pago em qualquer banco até a data de vencimento. Não é necessário enviar comprovante de pagamento, pois a verificação é feita eletronicamente.

*Consulte as condições de parcelamento

Recomendamos que o aluno não faça sua inscrição sem a certeza de que irá cursar as aulas.

Não tire a oportunidade de outro interessado!

Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor enviar e-mail para: portcl@usp.br