Avaliação de Leitura em língua estrangeira: critérios para escolha de textos e tipos de questões

Ministrantes: Nivia Marcello

Público Alvo:  Alunos de graduação e de pós-graduação da FFLCH

Pago? Sim.

Valor USP: 25,00

Período de Inscrição: 08/04 à 17/04

Vagas:

Local da palestra: Casa de Cultura Japonesa (Sala de reunião)

Data: 26/04/2019, sexta-feira

Horário: 14h às 16h

Carga Horária Total: 2 horas

Inscrições Público USP  -> clique aqui <-

1 - Programa da Oficina:

• Apresentação de fundamentos teóricos
  • Análise de textos
  • Aplicação de critérios para escolha de textos
  • Seleção de textos apropriados
  • Apresentação do formato dos tipos de questões
  • Análise e elaboração de itens

2 - Objetivo Geral:

Conhecer conceitos teóricos sobre a avaliação de compreensão de leitura. Selecionar textos destinados à confecção de provas de múltipla escolha. Estabelecer critérios para escolha de textos acadêmicos. Discutir a opção pelo formato múltipla escolha em testes de leitura. Conhecer os elementos constitutivos de um item de múltipla escolha. Examinar itens de múltipla escolha. Elaborar enunciado, distratores e alternativas.

3 - Bibliografia:

A Guide to Writing Multiple Choice Items (2013). Minneapolis: American Academy of Neurology Institute.

ALDERSON, J. C. (2000) Assessing reading. Cambridge: Cambridge University Press.

ALBRO, E.;O'REILLY, T.; SABATINI, J.(2012) Advances in how we asses reading ability. Plymouth: Rowman and Littlefield Education.

FULCHER, G.; DAVIDSON, F. (2013) The Routledge handbook of language testing. Routledge: New York.

SACARAMUCCI, M. (2011) Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de língua, Lingvarvmarena.