Oficina: O professor como mediador em sala de aula antigo

Ministrante: Profa. Ana Sílvia Ciampone Ferreira

Público Alvo: Educadores em geral, monitores, alunos da graduação em Letras, professores da rede pública.

Valor para comunidade USP: R$20,00

Valor para público externo: R$50,00

Período de Inscrição: 01/09/2016 - 09/09/2016

Local da oficina: Sala 134 do prédio de Letras

Dia: 30/09/2016 (sexta-feira)

Horário: 13h às 16h 

Carga Horária: 3 h

 

1 – Programa da oficina:

Na primeira parte, pretende-se expor e discutir  sobre vida e obra de  Reuven Feuerstein.  Em seguida, pretende-se descrever o que é mediação, quais são os critérios de mediação e suas características, com exposição de trechos de filmes de longa metragem para exemplificar e discutir  as estratégias de mediações das personagens, em contexto de ensino aprendizagem. Na segunda parte, serão propostas atividades em que os participantes da oficina planejarão que estratégias de mediação adotariam em situações específicas.

 

2 – Objetivo geral: Expor e discutir os conceitos e critérios de mediação, a partir da teoria de Reuven  Feuerstein

 

3 - Bibliografia:

  • FEURSTEIN, Reuven; FALIK, Louis;  FEURSTEIN , Refail S. Changing Minds and brains - The Legacy of Reuven Feuerstein. Teachers College Press, 2014
  • MEIER, Marcos & GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor,2007
  • SOUZA, Ana Maria Martins de; DEPRESBITERIS, Léa& MACHADO, Osny Telles Marcondes. A Mediação Como Princípio Educacional:bases teóricas das abordagens de Reuven Feuerstein. 2ª. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo: 2003.

 

Inscrição COMUNIDADE USP: (clique aqui)

Inscrição para PÚBLICO EXTERNO: (clique aqui)