Objetivos do Curso
Ao final deste curso de 60 horas, os alunos serão capazes de:
- Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido;
- Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele;
- Inferir ou pesquisar significado de palavras desconhecidas.
Objetivos Específicos
- Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, base de dados eletrônicos etc;
- Praticar estratégias de leitura no nível de compreensão geral, pontos específicos e detalhada;
- Reconhecer os mecanismos de coesão e coerência textuais;
- Identificar os tempos verbais presentes em textos de naturezas diferentes.
Justificativa
A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação científica é atualmente exigida nos programas de pós graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura. Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos.
Conteúdo Programático
- Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2;
- Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavras chave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, skimming, scanning, monitoração;
- Gramática aplicada a textos, a saber: compreensão e tradução de frases nominais; distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; reconhecimento da estrutura da sentença; reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; percepção dos diferentes marcadores do discurso e suas respectivas funções retóricas; reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); reconhecimento da voz passiva; percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING;
- Ensino de vocabulário, enfocando: o uso de cognatos na leitura; a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; a prática de inferência lexical na leitura;
- Organização Textual: organização geral do texto; organização do parágrafo; compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; percepção da estrutura cronológica do texto; a estrutura organizacional de Abstracts.
Metodologia
O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo de língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilitação de leitura.
Avaliação
Provas escritas e individuais e/ ou trabalhos escritos individuais.
Critérios para Aprovação
Pré-Requisitos
- Alunos USP – graduação e pós graduação;
- Público externo – alunos de graduação, graduados e pós graduandos.
Teste de Nível
Bibliografia Básica
AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004.