O que é o ensino do Francês para Objetivo Específico (FOS), o Francês para profissionais de uma área?
Ministrantes: Profª Drª Heloisa Albuquerque Costa e Fabiana Nassif Jorge Traldi
Público Alvo: estudantes de graduação do Curso de Letras Francês/Português
Valor USP: R$25,00
Valor Público Externo: R$60,00
Período de Inscrição: 14/03 a 21/03
Vagas: 20
Local da oficina:
Período do Curso: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira (25, 27 e 29/03)
Data de início: 25/03
Data de término: 29/03
Horário: 12h às 14h
Carga Horária Total: 6h (3 encontros)
Inscrição para estudantes da USP -> clique aqui <-
Inscrição para público externo -> clique aqui <-
Programa da oficina:
1º Encontro: O que é um curso de francês para o contexto específico
1.1 O contexto histórico e a identificação de necessidades;
1.2 A metodologia para a elaboração de um programa para contextos específicos;
1.3 A elaboração de material didático autêntico - exemplos
2º Encontro - Estudo de Caso
2.1 Contexto; público-alvo, situações de comunicação;
2.2 Entrevistas e questionários junto ao público específico;
3º Encontro - Elaboração de atividades
3.1 Seleção de documentos
3.2 Definição de objetivos comunicativos, linguísticos e interculturais
3.3 Elaboração de atividades
Bibliografia:
ALBUQUERQUE-COSTA, H.B. et PARPETTE, C. Formation culturelle et linguistique des étudiants brésiliens en mobilité universitaire en France : projet de recherche de l'Université de São Paulo et de l'Université Lyon 2. In Synérgies-Brésil. CLE International v.10, p-11-22, 2013.
ALBUQUERQUE-COSTA, H. Francês para Objetivo Universitário (FOU) na FFLCH/USP: formação linguística e discurso universitário para alunos que preparam intercâmbio com a França. Revista Estudos Linguísticos. São Paulo, v.41, p.381-401, 2012.
CARRAS, C.; GEWIRTZ, O. et TOLAS, J. Réussir ses études d’ingénieur en français. Grenoble. PUG, 2014.
CARRAS, C., TOLAS J., KOHLER, P., SZILAGYI, E. Le Français sur Objectifs Spécifiques et la classe de langue. Paris, CLE International, 2007.
LEHMANN, D. Objectifs spécifiques en langue étrangère. PUF, 1993.
LIMA-LOPES, R.E.; FISCHER, R. e GAZOTTI-VALLIM. Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, Pontes Editora, 2015.
MANGIANTE, J-M. et PARPETTE, C. Le Français sur Objectifs Universitaires. Grenoble, PUG, 2011.
MANGIANTE, J-M. et PARPETTE, C. Le Français sur Objectif Spécifique : de l’analyse des besoins à l’élaboration d’un cours. Paris, Hachette, 2004.
MANGIANTE, J-M. et RAVIER, F. Réussir ses études littéraires en français. Grenoble, PUG. 2015.
MOURLHON-DALLIES, F. Enseigner le français à des fins professionnelles. Paris, Didier, 2008.
PARPETTE, C. et MANGIANTE, J-M. (éds), Le Français dans le Monde. Recherches et Applications 47, « Faire des études supérieures en langue française », Paris, CLE International, 2010.
PARPETTE, C. « Comprendre les cours magistraux en français », Points Communs 39 (revue de la CCIP, en ligne), Paris : CCIP (http://www.fda.ccip.fr/points-communs), 2010.
PARPETTE, C. et STAUBER, J. Réussir ses études de Sciences-Economie / Gestion en français. Grenoble, PUG, 2014.